Nota do Gabinete de Imprensa do PCP

Sobre os resultados das eleições legislativas britânicas

Os resultados das eleições legislativas antecipadas no Reino Unido constituem uma derrota política do Partido Conservador que pretendia fortalecer o apoio parlamentar a uma ainda maior ofensiva contra os direitos sociais e laborais dos trabalhadores e do povo britânico, e a uma deriva ainda mais acentuada da política neoliberal, militarista e de afirmação imperialista.

Tais resultados expressam ainda uma derrota de todos aqueles que, não conformados com a decisão do povo britânico sobre a saída do Reino Unido da União Europeia, tentaram associar essa decisão a uma visão racista, xenófoba e nacionalista, lançando um injusto e manipulador estigma sobre aquele povo.

Num quadro político e mediático profundamente hostil a Jeremy Corbin e ao seu programa, o aumento significativo da votação do Partido Trabalhista, a implosão da extrema-direita e a perda de maioria do Partido Conservador, reflectem uma vontade de adopção de políticas favoráveis aos trabalhadores e ao povo.

Estes resultados não legitimam, como algumas leituras tentam manipular, um qualquer questionamento da decisão do povo britânico de desvinculação da União Europeia. Pelo contrário, significam uma importante derrota dos que tentam reverter tais decisões ou transformar o Brexit num violento processo de ataque aos direitos e aspirações dos trabalhadores e de outras camadas populares.

O PCP saúda o Partido Comunista Britânico e outras forças progressistas que, enfrentando manobras de grande magnitude e gravidade, afirmaram a possibilidade de um outro rumo e de uma outra política para o Reino Unido, contrária ao pensamento único neoliberal e militarista que nas últimas décadas os dois maiores partidos britânicos preconizaram.

• União Europeia
  • Central