Nota do Gabinete de Imprensa do PCP

Deputado do PCP no PE de visita a Cuba

O deputado do PCP ao Parlamento Europeu, João Pimenta Lopes, chegará hoje a Cuba, vindo de Caracas, Venezuela, onde participou no "Congreso de la Pátria - capítulo Internacional", a convite do Governo da Venezuela.

Em Havana, Cuba, integrará uma delegação do GUE/NGL, a convite do Governo, até ao dia 22 de Julho. Ao longo dos próximos dias participará em diversas reuniões e visitas. Destacam-se os encontros com a Delegação da UE em Cuba, com representantes dos Ministério dos Negócios Estrangeiros e Ministério do Comércio Externo e Investimento Estrangeiro, e deputados da Assembleia Nacional.

Da visita consta ainda uma reunião com dirigentes do Comité Central do Partido Comunista Cubano.

Relevante também a reunião que dará conta do processo de paz na Colômbia, como uma visita ao Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia, exemplo dos avanços científicos da Revolução Cubana.

Esta visita a Cuba enquadra-se na expressão da solidariedade dos comunistas portugueses com o povo cubano e permitirá afirmar a exigência da revogação imediata da Posição Comum de 1996 da UE, bem como o fim de 54 anos de um inaceitável bloqueio económico imposto pelo Imperialismo Norte Americano a Cuba.

• União Europeia
  • Parlamento Europeu