Intervenção de Ana Isa, membro da Direcção Nacional da JCP, Almoço-Comício Regional comemorativo do 94.º aniversário do PCP

Lutamos pela resolução de problemas concretos que a juventude no nosso país enfrenta

É com orgulho que saudamos o nosso partido, o Partido Comunista Português pelos seus 94 anos. 94 anos do Partido que é nosso, que é da juventude, um partido que combate sem tréguas, por causas justas, por uma sociedade sem classes, pelo fim da exploração do homem pelo homem, das desigualdades, das discriminações, das injustiças e dos flagelos sociais que marcam o capitalismo.

A juventude está presente, esta juventude revolucionária que está ao lado dos estudantes e dos jovens trabalhadores para que com eles exijamos o que nos é devido. A politica de direita exercida pelos partidos que nos têm governado, PS, PSD e CDS-PP, durante os últimos 38 anos, é uma politica que na prática nos privam de vivermos com dignidade.

Esta é a política de ataque à escola pública responsável por haver centenas de escolas com obras paradas, falta de funcionários, falta de aquecimento, de professores, com privatização de cantinas e bares com respectivos aumentos nos preços. Esta é a politica responsável por haver estudantes a abandonarem a escola por não terem dinheiro para os seus estudos. Mas os estudantes não aceitam esta situação e é por isso que vão para a rua já no dia 18 de Março, por todo o país, nas escolas e nas ruas com força e determinação, para defender a escola a que temos direito: Pública, Gratuita e de Qualidade.

Exemplo desta luta e desta força, são os casos da Escola Secundária de Castro Verde, no distrito de Beja, que dia 16 de Outubro concentrou cerca de 200 estudantes à porta da escola, pela realização de obras.

O abaixo-assinado que se encontra a circular na Escola Secundária Poeta Al Berto em Sines para a colocação de aquecimento e as grandes vitórias da luta dos estudantes na Escola André Gouveia (Évora), com a contratação de 4 funcionários e a reparação do tecto na Escola Secundária de Arraiolos, são exemplos de que valeu, vale e valerá sempre a pena lutar!

Ao longo dos últimos anos, também o subfinanciamento do Ensino Superior é mais um exemplo do profundo desinvestimento nesta central função social do Estado. A esta desresponsabilização por parte do estado, através de cortes apresentados nos contínuos orçamentos de estado, tem correspondido uma responsabilização directa das famílias através do pagamento de propinas, taxas e emolumentos, entre outras despesas. Estudar é um direito que temos e a JCP mais uma vez está presente na luta: ontem em Coimbra, lá estavam os jovens comunistas e amigos na 15º Conferência Nacional do Ensino Superior, para com a luta conquistarmos e com a luta defendermos o Ensino Superior a que temos direito: Público, Gratuito, Democrático e de Qualidade para todos! Não admitimos nem nos conformamos com facto do acesso aos graus mais elevados de ensino, seja só para quem tem dinheiro, e daqui deixamos um forte apelo a que todos os estudantes façam do dia 24 de Março, um momento alto da sua luta! Porque temos direito a estudar com condições!

Camaradas e amigos, nós comunistas não aceitamos o conformismo e a resignação, e por isso lutamos pela resolução de problemas concretos que a juventude no nosso país enfrenta. Estamos cá na terra, com os pés bem assentes nela.

E é por isso que estamos a intervir nos locais de trabalho, para construirmos uma grande jornada de luta, a Marcha da Juventude de 23 a 28 de Março, que culminara numa grande manifestação convocada pela Interjovem e a CGTP-IN, no dia 28. E vamos encher as ruas de Lisboa com juventude, para mostrar que é possível e necessário mudar o rumo da realidade no nosso país. Basta de precariedade! Basta de desemprego e de baixos salários! E mais uma vez iremos mostrar que os direitos por nós conquistados não podem ser roubados: que queremos trabalhar, não queremos emigrar!

Apelamos a que todos se juntem a esta causa tão justa, tão essencial e necessária. Para reavermos tudo o que nos foi tirado: um salário justo, um trabalho estável, no nosso país, uma educação digna! Sempre com os olhos postos no futuro que queremos construir, um futuro de confiança, um futuro de Abril.

Estamos empenhados no reforço da nossa organização, certos de que é com este reforço que a nossa luta avança! Afirmamos por isso a JCP nas escolas e locais de trabalho do Alentejo e estamos já a preparar com toda a força e alegria mais uma edição da nossa festa, com a preparação dos concursos de bandas para o palco novos valores por todo o país, e também na região do Alentejo, com objectivo também de destacar e mobilizar a juventude para a luta pelo direito à cultura e à fruição cultural!

Camaradas, coube, cabe e caberá à juventude combater estas políticas e com a nossa luta dizer: exigimos uma vida digna! E o contrário não seria de esperar desta juventude de Abril pois “a alegria de viver e lutar vem-nos da profunda convicção de que é justa, empolgante e invencível a causa por que lutamos”.

Viva a Luta da Juventude!
Viva a JCP!
Viva o PCP!