Voto de Congratulação

Congratulação pela distinção de dois cineastas portugueses no Festival Internacional de Cinema de Berlim «Berlinale 201»

No passado dia 18 de Fevereiro o cinema português conheceu mais um momento alto, com a distinção de dois cineastas portugueses no Festival Internacional de Cinema de Berlim, a Berlinale 2012.

Depois de premiado com a Palma de Ouro em Cannes, em 2009, João Salaviza Manso Feloman da Silva foi agora premiado com o Urso de Ouro para a melhor Curta-Metragem na Berlinale 2012, pela curta Metragem "Rafa".

Miguel Gomes, cineasta português já anteriormente distinguido com prémios nacionais e internacionais, foi também distinguido com o prémio Alfred Bauer para a Melhor Inovação Artística e o Prémio da crítica atribuído pela Federação International da Imprensa Cinematográfica pela sua longa-metragem "Tabu".

Além de traduzirem o reconhecimento da qualidade do cinema português e do valor dos cineastas portugueses, os prémios conquistados na Berlinale 2012 evidenciam a importância do investimento público na formação artística e a necessidade de investimento e apoio à criação artística e à divulgação da produção cinematográfica de origem portuguesa, sobretudo num momento em que a política cultural vai em sentido contrário.

A Assembleia da República saúda os cineastas João Salaviza e Miguel Gomes pelos prémios obtidos na Berlinale 2012 e, por seu intermédio, todos os cineastas portugueses em reconhecimento da qualidade da criação cinematográfica portuguesa.

• Cultura
  • Votos