Intervenção de Ilda Figueiredo, membro do Comité Central e 1ª Candidata da CDU ao Parlamento Europeu, Apresentação pública da lista da CDU ao PE'99

Reforçar a CDU para um Portugal melhor, para um novo rumo na construção europeia

Neste momento da apresentação da lista da CDU ao Parlamento Europeu quero destacar a confiança e o empenhamento com que nos apresentamos.

Chegamos aqui com um intenso trabalho realizado. Há um valioso e ímpar património de intervenção e de realização dos deputados do PCP no Parlamento Europeu, com ligação permanente ao País e às legítimas preocupações e aspirações das populações, de defesa dos direitos e interesses de Portugal, de permanente potenciação da capacidade negocial portuguesa e de acção em prol das actividades produtivas e do progresso harmonioso do País, de afirmação e de salvaguarda dos anseios populares e dos trabalhadores.

É de sublinhar, como, aliás, já o fizeram alguns órgãos de comunicação social, que os três deputados comunistas foram responsáveis por cerca de um terço do conjunto das perguntas, intervenções, relatórios e pareceres apresentados pelos 25 deputados portugueses no Parlamento Europeu, o que, só por si, demonstra a importância do reforço da votação na CDU nas próximas eleições para o Parlamento Europeu.

Esta intervenção, que tem como suporte um contacto regular com os cidadãos portugueses, é permanentemente centrada e guiada pelos problemas que se vivem no País – despedimentos, deslocalizações de empresas, atentados ambientais e outros – nunca esquecendo a soberania do Estado português, recusando-se a transformar os órgãos da União Europeia em fiscais ou tutela dos órgãos de soberania nacionais. Mas, simultaneamente, esta intervenção tem também presente a defesa de uma nova ordem económica mundial e da paz, de solidariedade com todos os povos, em particular Angola, Guiné e Moçambique, e dando especial atenção às questões de Timor.

É, pois, com grande confiança no trabalho realizado, neste valioso património político, que nos apresentamos nesta campanha eleitoral.

Mas também confiança na simpatia sentida, um pouco por todo o País, nas diversas actividades de contactos, reuniões e encontros que tenho realizado com agricultores, pescadores, trabalhadores, estudantes, professores e outros intelectuais.

Confiança na alegria, mobilização, empenho e disponibilidade para a luta que os simpatizantes e apoiantes da CDU têm manifestado nas inúmeras iniciativas políticas em que tenho participado.

Confiança na compreensão pelos cidadãos eleitores da importância do voto em 13 de Junho, dada a influência crescente das decisões europeias no dia-a-dia da vida das pessoas e o contributo que o resultado da CDU dá para fortalecer as condições que favoreçam o reforço da esquerda.

Confiança e certeza de que a CDU é uma força imprescindível para continuar a defender intransigentemente os interesses nacionais e populares, a lutar por um novo caminho para a construção europeia, por uma Europa de estreita cooperação democrática, solidária, de paz e de coesão. Por uma nova dimensão social que resolva o drama dos cerca de vinte milhões de desempregados e dos cinquenta milhões de pobres da União Europeia, que crie emprego de qualidade e promova uma reorientação das políticas sectoriais comunitárias que ignoram os atrasos e debilidades estruturais e sacrificam sectores de actividades fundamentais do País.

Por uma nova política que promova o desenvolvimento das pescas e não o abate de barcos, que fomente a produção agrícola e o desenvolvimento rural e não o abandono das terras e o definhamento da agricultura, que potencie a modernização da indústria, nomeadamente dos têxteis e do calçado e não agrave a sua fragilidade.

Contem com o meu empenho e o empenho de todos os membros da lista da CDU na luta pela necessária e profunda reforma da Política Agrícola Comum, pela reorientação da Política Comum das Pescas, com vista a ultrapassar os actuais desequilíbrios na distribuição dos apoios e subsídios entre produtores, produções e países, de modo a permitir o crescimento da produção agro-alimentar nacional e garantir o desenvolvimento da actividade piscatória.

Contem com o nosso empenho na luta pela coesão económica e social, por uma Europa solidária aberta ao mundo e à paz.

Estou certa que a empenhada campanha eleitoral que vamos realizar contribuirá para o reforço da votação na CDU, o que é essencial para um Portugal melhor, para um novo rumo na construção europeia.

  • União Europeia
  • Central
  • Parlamento Europeu
  • CDU
  • Eleições Parlamento Europeu