Partido Comunista Português
Sobre a 30ª Festa do «Avante!» - Declaração de Dias Coelho, da Comissão Política
Terça, 29 Agosto 2006

No encontro com os órgãos de informação, a propósito da apresentação da Revista/Programa da 30ª edição da Festa do «Avante!», Dias Coelhos, da Comissão Política do PCP sublinhou o papel dos militantes e simpatizantes do PCP de todas as gerações que «com o seu esforço e dedicação mas também com a alegria e a dinâmica própria de gente determinada, com convicções e confiança no futuro, recriam  um espaço de convívio, de reflexão, de reencontro, de amizade e solidariedade». O dirigente do PCP, depois de destacar o programa dos principais Palcos da Festa e as iniciativas nos espaços das Artes Plásticas, da Ciência e Tecnologias e do Avanteatro, chamou ainda a atenção para o Espaço Internacional, ponto de encontro para os cerca de 50 Partidos e Organizações Comunistas e progressistas de todo o mundo, para o Pavilhão Central, coração político e sala de visitas da Festa, e para  dois principais momentos políticos da Festa do “Avante!” que serão o acto de abertura oficial, às 19 horas de sexta-feira e, no domingo, às 18h00, aquele que será certamente um grande Comício e onde o Secretário-geral do PCP fará a sua principal intervenção.

Este nosso encontro a 3 dias da abertura da 30ª edição da Festa do «Avante!», destina-se à apresentação da Revista/Programa, sem dúvida o maior evento político-cultural do nosso país e, assim, dar a conhecer os últimos pormenores e destacar alguns aspectos de um programa muito rico e intenso, como é o da nossa Festa, aproveitando também para mostrar a situação da construção e preparação da Festa no terreno,  onde militantes e simpatizantes do PCP de todas as gerações, com destaque para a juventude, com o seu esforço e dedicação mas também com a alegria e a dinâmica própria de gente determinada, com convicções e confiança no futuro, recriam  um espaço de convívio, de reflexão, de reencontro, de amizade e solidariedade.

Neste plano, queremos destacar o facto de se terem registado, durante dois meses e meio e até ao passado fim de semana, mais de 7700 participações nas jornadas de trabalho voluntário.

No que se refere ao programa dos principais Palcos da Festa, por onde irão passar algumas das primeiras figuras da música portuguesa juntamente com músicos e artistas de outros continentes, destacamos o espectáculo de abertura dedicado a Fernando Lopes Graça, inserido na homenagem que a Festa presta ao compositor, maestro, revolucionário, militante comunista e que inclui também uma exposição patente no Pavilhão Central.

As Artes Plásticas, mesmo não sendo ano de Bienal, voltam a marcar uma forte presença na Festa com destaque para a Exposição evocativa da vida e obra de José Dias Coelho, artista plástico, funcionário clandestino do PCP, combatente da liberdade, assassinado pela PIDE em 1961 e também para a mostra sobre arte e comunicação política que, sob o lema “Romper Amarras” nos vai dar a conhecer a possibilidade de fazer convergir a expressão artística com a luta pela afirmação do projecto de emancipação social, económica, política e cultural que o PCP defende.

No Espaço Ciência e Tecnologias, este ano dedicado às questões da Terra e da degradação dos solos, vai ser evocada a vida e obra de Rómulo de Carvalho, professor, pedagogo e investigador, no ano em que se comemora o 100º aniversário do seu nascimento.

No âmbito da programação da nossa Festa, o espaço “Avanteatro” abrangerá áreas artísticas como o teatro, a dança, o cinema documental e a música e nele estará também patente uma exposição fotográfica evocativa do militante comunista Artur Ramos, destacado nome do teatro, do cinema e da televisão.

Ao darmos destaque a este conjunto de efemérides, não nos move qualquer atitude de saudosismo, antes significa o lembrar de figuras que pelo seu exemplo, papel e acção no combate pela liberdade e a democracia, projectaram no futuro os valores e ideais que Abril brotou e esta Festa e o Partido que a realiza se orgulham de continuar a defender.

O Espaço Internacional volta a assumir-se como um ponto de encontro e de solidariedade internacionalista para os cerca de 50 Partidos e organizações comunistas e progressistas de todo o mundo que,  em mais de duas dezenas de stands, bares e restaurantes, transformarão esta área da festa numa grande montra da sua cultura, gastronomia e artesanato e, sobretudo, da sua actividade e luta, bem patente nos debates que irão realizar, abrangendo os diversos aspectos com que a aguda situação internacional nos confronta nomeadamente no Médio Oriente.

No Pavilhão Central, coração político e sala de visitas da nossa Festa, haverá exposições sobre os 85 anos do PCP, dos 75 anos do Avante, dos 30 anos da Festa, assim como, sobre as diversas batalhas do povo português contra as ofensivas anti-sociais que a política de direita deste Governo tem desenvolvido, para além de um Fórum central onde se realizará um importante ciclo de debates abrangendo temas como o desemprego, a ofensiva contra o regime democrático, a Administração Pública e os serviços públicos e a ameaça sobre a segurança social.

Por fim, salientar os dois principais momentos políticos da Festa do “Avante!” que serão o acto de abertura oficial, às 19 horas de sexta-feira e, no domingo, às 18h00, aquele que será certamente um grande Comício e onde o Secretário-geral do PCP fará a sua principal intervenção.