Partido Comunista Português
Resposta a pergunta escrita de Ilda Figueiredo no PE
Execução do Plano de Acção Europeu para a Deficiência
Sexta, 05 Fevereiro 2010
1. A Comissão recorda que o Plano de acção da UE a favor das pessoas com deficiência para o período de 2003 20101 constitui um quadro para o desenvolvimento de acções de promoção dos direitos das pessoas com deficiência, em estreita colaboração com os Estados Membros e as organizações da sociedade civil. O documento de trabalho da Comissão que acompanha a Comunicação da Comissão intitulada «Situação das pessoas com deficiência na União Europeia: Plano de Acção Europeu 2008 2009»2 contém informações sobre a aplicação do plano de acção pelos Estados Membros (ver, em especial, o anexo 5 do documento de trabalho). A avaliação mais recente do impacto social das medidas implementadas encontra se na avaliação intercalar do plano de acção3.


2. A Comissão está a trabalhar na preparação de uma nova estratégia europeia no domínio da deficiência, que estabelecerá o plano de trabalho e as prioridades para os próximos anos. A nova estratégia será fortemente orientada pelos compromissos assumidos pela União Europeia e pelos Estados Membros ao ratificarem a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. A Comissão está não só obrigada, mas também determinada, a aplicar a Convenção na medida das suas competências. Os objectivos principais da estratégia a longo prazo da Comissão consistem em dar condições às pessoas com deficiência e apoiá las para gozarem dos seus direitos fundamentais numa base de igualdade com os outros, assegurar lhes uma vida com dignidade e melhorar as suas condições de vida. Esteve aberta durante um período de oito semanas, que terminou em 4 de Janeiro de 2010, uma consulta em linha sobre a nova estratégia em matéria de deficiência.


3. Em conformidade com o princípio do movimento de pessoas com deficiência da UE «nada sobre as pessoas com deficiência sem as pessoas com deficiência», bem como com a obrigação de consultar e implicar as organizações representativas das pessoas com deficiência na implementação da Convenção da ONU, a Comissão assegura a participação de pessoas com deficiência, das suas famílias, dos seus representantes europeus e das partes interessadas no desenvolvimento de políticas no domínio da deficiência. Os representantes destes grupos participam no Grupo de Alto Nível sobre a Deficiência onde têm a possibilidade de influenciar o processo de decisão política. Por último, a conferência anual destinada a assinalar o Dia Europeu das Pessoas com Deficiência dá aos indivíduos interessados e às organizações que defendem os direitos das pessoas com deficiência mais uma oportunidade de dirigirem as suas opiniões aos decisores da UE. Esta conferência anual é organizada pela Comissão em colaboração com o Fórum Europeu das Pessoas com Deficiência.

1 http://ec.europa.eu/social/main.jsp?catId=430&langId=en

2 http://eur lex.europa.eu/LexUriServ/LexUriServ.do?uri=COM:2007:0738:FIN:PT:PDF

3 http://ec.europa.eu/social/BlobServlet?docId=3784&langId=en