Inicio
Intervenções e Artigos
Posições Políticas sobre IVG
PCP na AR sobre IVG
Tempos de Antena do PCP
Fotos da Campanha
Apelo do Comité Central do PCP
Questões Legais sobre Referendo
 Folheto IVG -2ª Fase
Folheto em PDF
Depoimentos em video



Início arrow Posições Políticas sobre IVG
Sobre as declarações do Ministro da Administração Interna no Dia da PSP
Nota do Gabinete de Imprensa do PCP
Quarta, 02 Julho 2003

1. O Ministro da Administração Interna aproveitou o Dia da Polícia de Segurança Pública (PSP) para anunciar que está em curso uma profunda “reforma”, com “impacto na estrutura organizacional das polícias” e que aponta para “um novo modelo de policiamento”.

2. O PCP manifesta a sua preocupação e estranheza por o Ministro ter afirmado que a “reforma” já está em curso, sem clarificar em que parâmetros a mesma se desenvolve, o que é revelador da falta de respeito pelo funcionamento das instituições democráticas, nomeadamente pela Assembleia da República.

3. Acresce que os elementos que se vão conhecendo da presumível “reforma” apontam para a saída da PSP de diversas localidades importantes, o encerramento de esquadras e postos e o desinvestimento nos programas de policiamento de proximidade, o que é altamente lesivo dos cidadãos e do País e também dos agentes e instituições de segurança.

4. A situação é tanto mais grave quando esta anunciada reestruturação das Forças de Segurança tem por base um “novo modelo de policiamento” e a referência a mais “autoridade do Estado”, fazendo regredir estas estruturas policiais para patamares de corpos militares, fortemente hierarquizados e doutrinados na repressão dos movimentos sociais, numa altura em que os índices de criminalidade que afecta a segurança das pessoas cresceram significativamente.

5. O PCP manifesta a sua preocupação com a chamada “reforma” do Governo na Administração Interna e tomará, oportunamente, as medidas necessárias, na Assembleia da República, para obter o cabal esclarecimento sobre a anunciada “reforma” e para a defesa duma eficaz e equilibrada política de segurança das populações e dos cidadãos, de modernização das instituições e dignificação das condições de trabalho e de vida dos agentes das Forças de Segurança.

 

Jornal «Avante!»
«O Militante»
Edições «Avante!»
Comunic, a rádio do PCP na Internet