Inicio
Intervenções e Artigos
Posições Políticas sobre IVG
PCP na AR sobre IVG
Tempos de Antena do PCP
Fotos da Campanha
Apelo do Comité Central do PCP
Questões Legais sobre Referendo
 Folheto IVG -2ª Fase
Folheto em PDF
Depoimentos em video



Início arrow Posições Políticas sobre IVG
Partidos Comunistas e forças de Esquerda da Europa apoiam despenalização do aborto em Portugal - Nota do Gabinete de Imprensa do PCP
Quarta, 03 Março 2004

- Partido Comunista da Grécia:

“Em representação do nosso Partido, exprimimos o nosso integral apoio ao projecto-lei do PCP sobre descriminalização do aborto. Expressamos a nossa solidariedade com a exigência de alteração da actual lei, desumana e reaccionária, e o fim imediato das perseguições policiais e da condenação das mulheres.

Com saudações fraternais,

Responsável das relações internacionais

 

- Partido Comunista de Espanha:

 

“No dia 3 de Março vai-se discutir na Assembleia da República portuguesa o projecto-lei de despenalização do aborto.

Daqui, do Partido Comunista de Espanha, exigimos a alteração da actual lei que penaliza o aborto e o fim imediato das perseguições policiais, julgamentos e condenações das mulheres, apenas pelo facto de disporem livremente do seu corpo.

É uma vergonha para a União Europeia que continuem a existir países no seu seio que não reconheçam o direito ao aborto, que representa no fundo um tratamento degradante das mulheres portuguesas, já que não lhes reconhece a sua independência, além de pôr as suas vidas em perigo.

Esperamos que o século XXI seja também em Portugal o das mulheres, começando por alterar essa lei desumana e retrógada.

Saudações,

Maite Mola, Responsável do Departamento de Mulheres do PCE Hector Martin, Secretário Geral da Juventudes Comunistas do País Basco Alain-Marc Mendoza, Secretário de Formação das Juventudes Comunistas de Euskadi, País Basco Nueria Buesa, Responsável da Região de Alava do PCE, País Basco Elena P.Nasarre, Departamento de Mulheres do Partido Comunista de Aragon (PCA-PCE)

- Partido Comunista da Galiza:

 

“O Partido Comunista da Galiza quer manifestar-vos o nosso apoio e solidariedade na luta pelos direitos das mulheres que enfrentais, hoje, uma vez mais. Resulta claro para nós que há que acabar com as penalizações que pesam sobre o que tem de ser um direito: o das mulheres disporem do seu corpo e da sua vida, sem condenações judiciais ou dos deuses.

Exigimos o fim das perseguições judiciais sobre as mulheres que se vêem obrigadas a recorrer ao aborto.

O PCG está ciente do trabalho que os nossos camaradas do PCP estão a desenvolver em prol dos direitos de mais de metade da população. Na luta constante está o caminho que nos levará a uma sociedade de pessoas iguais em liberdade.

Saudações fraternais,

Ramiro Marier Santalices, Comité Executivo do PCG

- Assembleia Local da Esquerda Unida de Mora (Toledo):

 

“Da Assembleia Local da Esquerda Unida de Mora (Toledo) apoiamos a aprovação do projecto-lei de despenalização do aborto em Portugal. Que todas as mulheres possamos decidir por nós próprias o nosso futuro. Estamos no século XXI.”

 

Jornal «Avante!»
«O Militante»
Edições «Avante!»
Comunic, a rádio do PCP na Internet