Nota de Imprensa

video-manif20071018
 Manifestação 18 Out 2007

Tempo de Antena do PCP

Beja: «Basta de Injustiças!»
Segunda, 05 Novembro 2007
bejaBeja é um distrito agrícola, com grandes potencialidades devido aos recursos que possui, no entanto, as más políticas no sector, tem comprometido o seu desenvolvimento e conduz à não criação de emprego. O sector dos serviços está a crescer, sobretudo, com o aparecimento de grandes superfícies na região, mas aumenta também a precariedade, muitos dos trabalhadores desta área têm vínculos precários. Esta caracterização é feita por Casimiro Santos, Membro do Conselho Nacional da CGTP e Coordenador da União dos Sindicatos de Beja.

O sector mineiro tem muita importância a nível nacional, ocupa cerca de 2000 trabalhadores, sendo uma parte trabalha a recibo verde.

As autarquias locais são também grandes empregadoras da região.

Há pouca criação de emprego, há mais de uma década que Beja mantém mais de 10 mil desempregados e afecta também muitos jovens.

O turismo tem potencialidades para desenvolver-se na região, a riqueza da paisagem, da gastronomia, etc, a grande preocupação é que se faça de um modo sustentável e que se enquadra nas necessidades das populações.

António João Zacarias, Membro da Direcção da Organização Regional de Beja, relata-nos as acções que tem sido realizadas no âmbito da campanha do PCP «Basta de Injustiças!»: distribuições à porta das empresas e instituições com grande número de trabalhadores (autarquias locais, centro hospitalar, matador, segurança social, sector mineiro, grandes superfícies comerciais).