Partido Comunista Português
Igualdade entre homens e mulheres na União Europeia em 2007 - Intervenção de Ilda Figueiredo no PE
Quinta, 27 Setembro 2007
Como relatora da Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural quero sublinhar a importância da aprovação de algumas propostas do nosso Parecer que não foram incluídas no relatório da colega Kauppi, e solicitar o seu apoio para a sua aprovação neste Plenário, dada a sua importância para milhões de mulheres agricultoras e do mundo rural, cujo trabalho precisa de ter mais visibilidade, incluindo-a nas estatísticas agrícolas e não como "domésticas".

É fundamental que o seu estatuto de mulheres agricultoras seja plenamente reconhecido, que a igualdade de direitos e oportunidade se concretize, incluindo nos sistemas de segurança social, que haja uma efectiva protecção da maternidade e um acesso mais fácil à saúde, à educação, à formação ao longo da vida, a equipamentos de apoio à infância e à família, designadamente infantários, centros culturais e mercados de proximidade. O que exige maiores investimentos e melhores serviços públicos no mundo rural.

Só assim, poderemos contribuir para combater os elevados níveis de pobreza e isolamento de mulheres em certas zonas rurais, e conseguir maior coesão social.