Inicio
Intervenções e Artigos
Posições Políticas sobre IVG
PCP na AR sobre IVG
Tempos de Antena do PCP
Fotos da Campanha
Apelo do Comité Central do PCP
Questões Legais sobre Referendo
 Folheto IVG -2ª Fase
Folheto em PDF
Depoimentos em video



Início arrow PCP na AR sobre IVG
Programa Empresa na Hora
Intervenção de Agostinho Lopes (sessão de perguntas ao Governo)
Sexta, 23 Setembro 2005

Sr. Presidente, Sr. Secretário de Estado da Justiça,

O Governo do PS prossegue uma política económica de liquidação acelerada das micro, pequenas e médias empresas, em particular, do sector produtivo. Digamos, então, que esta medida, sendo necessária, é, em mossa opinião, claramente insuficiente para responder à velocidade das falências das empresas do País, causadas pela política económica do Governo.

Vou colocar-lhe duas questões, Sr. Secretário de Estado, a primeira é para saber se no Projecto «Empresa na Hora» estão salvaguardados os riscos daqueles que fecham empresas, ficando a dever ao fisco e à segurança social e, às vezes, aos trabalhadores, mudando-se, por vezes, no mesmo concelho, para uma freguesia ao lado.

Passo à segunda questão, sem falar aqui de outros factores da competitividade da economia portugue-sa, reais, como são os custos do acesso ao sector financeiro ou os custos da energia, do gás e da energia, senão o Sr. Secretário de Estado dir-me-ia que não era competente para me responder.

Vou, pois, fazer-lhe uma pergunta mais curta, que é a de saber se o Governo também vai melhorar o tempo de pagamento das dívidas do Estado aos empresas, eu não diria numa hora, mas, pelo menos, nos 90 dias da praxe.

 

Jornal «Avante!»
«O Militante»
Edições «Avante!»
Comunic, a rádio do PCP na Internet