Partido Comunista Português
Progressos efectuados pela Turquia - Declaração de voto de Pedro Guerreiro no PE
Quarta, 27 Setembro 2006

Relatório Eurlings sobre os progressos efectuados pela Turquia na via da adesão

Um ano após o início das negociações de adesão da Turquia à UE, as autoridades deste País ainda não deram qualquer passo para o reconhecimento de Chipre - um Estado-membro da UE -, continuando a ocupar militarmente o Norte desta Ilha no Mediterrâneo, desrespeitando o cumprimento das Resoluções da ONU há dezenas de anos.

Após um ano de negociações, chegam testemunhos e informações quanto à degradação da situação económica que vive o povo curdo, ao desrespeito dos seus legítimos direitos políticos e culturais, ao aumento da repressão das forças policiais e militares turcas nesta região.

Apenas estes dois aspectos seriam exemplificativos da multiplicidade de questões que acompanham a negociação da adesão deste país à UE. Adesão promovida pelas grandes potências da UE, tendo em vista a ambição dos seus grandes grupos económico-financeiros  em explorar a economia e os recursos deste País, assim como em utilizar a sua posição geoestratégica para os seus planos de ingerência e domínio no Médio Oriente, no Cáucaso e Ásia Central. Processo de adesão que igualmente faz eclodir contradições quanto à partilha da hegemonia das grandes potências no processo de decisão da UE, como faz exacerbar as contradições entre as ambições de grandes potências europeias e os EUA, quanto à subordinação/partilha face ao imperialismo norte-americano.