Inicio
Intervenções e Artigos
Posições Políticas sobre IVG
PCP na AR sobre IVG
Tempos de Antena do PCP
Fotos da Campanha
Apelo do Comité Central do PCP
Questões Legais sobre Referendo
 Folheto IVG -2ª Fase
Folheto em PDF
Depoimentos em video



Início arrow PCP na AR sobre IVG
Intervenção de Agostinho Lopes na AR
Orçamento do Estado para 2010
Quinta, 11 Março 2010
euros.jpgO actual nível de concretização do PRODER é um desastre para a agricultura e para o País. O PRODER não pode ficar refém de restrições orçamentais ou de uma gestão condicionada e conduzida conforme o valor da dotação.  

Orçamento do Estado para 2010 (discussão e votação, na especialidade)
(proposta de lei n.º 9/XI/1.ª)

Sr. Presidente,
Srs. Deputados:

O actual nível de concretização do PRODER é um desastre para a agricultura e para o País. O PRODER não pode ficar refém de restrições orçamentais ou de uma gestão condicionada e conduzida conforme o valor da dotação.

O Ministro diz que 140 milhões chegam. Pois; até podem sobrar, depende da gestão que se fizer do Programa! Uma execução de 30% no fim do presente ano, o que não é nada ambicioso dado estarmos a meio do Programa e até tendo em conta o PEC anunciado, exige mais 88 milhões de euros, que é o que o PCP propõe de reforço.

É certo que não basta o aumento da dotação: para lá da simplificação e reprogramação, garantindo o acesso das explorações agrícolas familiares, há que garantir o cumprimento dos prazos estabelecidos para a avaliação, a contratualização e o pagamento.

(...)

Sr. Presidente,
 Sr.as e Srs. Deputados:

A situação vivida no Vale do Ave e no Vale do Cávado, no distrito de Braga, continua a exigir, de facto, um plano de emergência. Mas não basta proclamá-lo como o Governador Civil do distrito o fez, ou como o fizeram, um dia destes, os Deputados do PS eleitos pelo círculo eleitoral de Braga; é necessário concretizá-lo - isto sobretudo depois de o Partido Socialista, na anterior legislatura, ter «chumbado» vários projectos de resolução que propunham esses planos para o distrito.

Julgamos que a proposta do Bloco de Esquerda é importante, mas não chega. De facto, mais do que a resposta aos problemas do subsídio de desemprego, são necessárias efectivas medidas destinadas a salvaguardar o emprego existente e o investimento público e a apoiar a dinamização do investimento privado, nomeadamente no QREN, para a criação de emprego.

É necessária e urgente a criação de um gabinete de crise para o distrito; é necessária a redução dos custos operacionais das PME, nomeadamente em matéria fiscal, de crédito e de energia; é necessário dinamizar o mercado interno através do crescimento do poder de compra e combater a violação das leis da concorrência; é necessário reforçar o PIDDAC distrital, que desceu para níveis bastante insignificantes.

Mas isso o Governo do PS não faz.

 

Jornal «Avante!»
«O Militante»
Edições «Avante!»
Comunic, a rádio do PCP na Internet