Inicio
Intervenções e Artigos
Posições Políticas sobre IVG
PCP na AR sobre IVG
Tempos de Antena do PCP
Fotos da Campanha
Apelo do Comité Central do PCP
Questões Legais sobre Referendo
 Folheto IVG -2ª Fase
Folheto em PDF
Depoimentos em video



Início arrow Posições Políticas sobre IVG
"O tempo das estatísticas"
Ruben de Carvalho no "Diário de Notícias"
Sábado, 12 Junho 2004

As estatísticas económicas portuguesas têm traços definitivamente peculiares. O que as torna um deveras interessante fenómeno científico são também os seus calendários. Atente-se no seguinte.

O primeiro trimestre de 2004 é (ou melhor, foi) constituído pelos meses de Janeiro, Fevereiro e Março. Este lapso de tempo corresponde a uma unidade estatística que é o trimestre. O ritmo mensal e anual da vida económica aconselha razoavelmente que se procurem unidades intermédias que possa operativamente indiciar tendências. Seria de supor que tais dados estivessem disponíveis rapidamente, exactamente para que o seu curto prazo pudesse ser considerado imediatamente a seguir.

Mas em Portugal é diferente. Os resultados estatísticos da economia no primeiro trimestre estão acessíveis dois meses e nove dias depois. Isto é, a unidade trimestral passa a ser, afinal, semestral.

Sucede que, ao necessitar de dois meses e nove dias para chegar a conclusões, o Instituto Nacional de Estatística fez coincidir a divulgação de umas décimas de recuperação económica no há dois meses transcorrido primeiro trimestre com o discurso político do Governo no fim do segundo trimestre. E em vésperas de eleições.

Por uma sucessão de acontecimentos trágicos, a operação falhou. Mas as estatísticas, de facto, esclarecem muita sobre a seriedade com que se faz política.

 

Jornal «Avante!»
«O Militante»
Edições «Avante!»
Comunic, a rádio do PCP na Internet