Partido Comunista Português
Declaração de voto de Ilda Figueiredo no PE
Plano anual de trabalho para 2010 do Programa PROGRESS dividido em secções
Quinta, 12 Novembro 2009
Votámos favoravelmente esta resolução dado que acompanhamos a posição da Comissão do Emprego e Assuntos Sociais de discordância da posição da Comissão Europeia que pretende retirar verbas do PROGRESS para as incluir no financiamento de um programa de microcrédito. Se a Comissão europeia quer criar um programa de microcrédito deve fazê-lo com verbas novas e não à custa do PROGRESS.

De qualquer modo, o Parlamento Europeu ainda não concluiu o exame das propostas da Comissão relativamente ao instrumento de microfinanciamento, pelo que a Comissão se deve abster de adoptar as medidas específicas relativas à dotação financeira do programa PROGRESS até que o processo legislativo sobre o instrumento de microfinanciamento esteja concluído.

Daí a clara oposição à adopção do projecto de decisão da Comissão que estabelece o plano anual de trabalho para 2010 do Programa PROGRESS dividido em secções separadas.

Por outro lado, também consideramos que o mais correcto é a Comissão retirar o projecto de decisão que estabelece o plano de trabalho anual do Programa PROGRESS 2010 dividido em secções separadas e apresentar uma nova proposta.