Inicio
Intervenções e Artigos
Posições Políticas sobre IVG
PCP na AR sobre IVG
Tempos de Antena do PCP
Fotos da Campanha
Apelo do Comité Central do PCP
Questões Legais sobre Referendo
 Folheto IVG -2ª Fase
Folheto em PDF
Depoimentos em video



Início arrow Posições Políticas sobre IVG
"A história de seis milhões"
Ruben de Carvalho no "Diário de Notícias"
Domingo, 08 Maio 2005

Se há acusação que nos últimos anos se tem multiplicado em Portugal é a de ser o Estado um gastador compulsivo que desbarata a riqueza do País.

Trata-se, já se vê, de um discurso caracterizadamente de direita, nisto se incluindo uma hipocrisia se se fala de salários mínimos ou cuidados de saúde, a direita entende que se anda a malbaratar o dinheiro dos contribuintes; se se alivia um imposto sobre mais-valias de especulações bolsistas e se proporciona confortáveis lucros a alguns, o Estado faz o que deve...

Ora sucede que se ficou a saber na transacta semana que os governos dos drs. Barroso e Santana tiveram um caso em que conseguiram coisa verdadeiramente notável não gastaram a mais - gastaram a menos! Em concreto, não aplicaram cerca de 6 milhões de euros dos 48,5 milhões que as instituições comunitárias concederam ao nosso país como auxílio excepcional às vítimas e prejuízos causados pelos incêndios florestais de 2003.

Esta "poupança" tem, porém, um traço peculiar não tendo utilizado os 6,2 milhões em causa (um milhão e 200 mil contos, 12 por cento do total!), Portugal vai ser obrigado a devolver a verba a Bruxelas!

Não são necessários muitos adjectivos para qualificar a incúria, a incompetência, a insensibilidade revelada por privar famílias, que viram todos os seus bens destruídos ou comunidades que viram a sua subsistência brutalmente afectada, de apoios para tanto explicitamente concedidos pelos dispositivos de solidariedade comunitária. É um puro crime.

E há circunstâncias em que fica um sentimento de que perder eleições é escassa punição.

 

Jornal «Avante!»
«O Militante»
Edições «Avante!»
Comunic, a rádio do PCP na Internet