Partido Comunista Português
Cinco de Miami - Intervenção de Pedro Guerreiro no PE
Segunda, 04 Setembro 2006

Situação dos cinco cidadãos cubanos presos há oito anos nos EUA, os "Cinco de Miami"

Senhor Presidente.

No próximo dia 12 de Setembro cumprir-se-ão oito anos do injusto encarceramento, em prisões dos Estados Unidos da América, de António Guerrero, Fernando Gonzalez, Gerardo Hernández, Ramon Sabañino e René González, patriotas cubanos que agiram unicamente para evitar que o seu país continuasse a ser vitima de acções terroristas, promovidas e realizadas por organizações sedeadas em Miami.

Recorde-se que o Grupo de Trabalho das Nações Unidas, sobre estes cinco cidadãos cubanos detidos nos Estados Unidos da América, considera que o julgamento a que foram sujeitos "não se realizou num clima de objectividade e imparcialidade", tendo o Tribunal de Recurso do 11º Circulo de Atlanta decidido, unanimemente, anular o julgamento realizado em Miami.

Estes oito anos foram caracterizados pela ilegalidade, por inadmissíveis punições, pressões e chantagens, pelo incumprimento dos direitos humanos, por exemplo, com o impedimento da Administração dos EUA de autorizar a realização de visitas por parte das esposas de René Gonzáles e de Gerardo Hernandéz.

Senhor Presidente.

Impõe-se justiça, com o fim desta cruel e desumana situação, através da libertação destes cinco patriotas cubanos e da revogação das suas condenações.