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A fim de ajudar as empresas a preparar-se para o euro, a Comissão
tem trabalhado em estreita colaboração com os Estados-Membros e várias
organizações com vista a apoiar várias acções de comunicação e
sensibilização dirigidas às pequenas e médias empresas (PME).
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No âmbito dos 2º e 3º convites à apresentação de propostas sobre
informações e comunicações relativas ao euro do programa Prince,
publicados em 1999 e 2000, Portugal participou em 12 projectos
seleccionados dirigidos às PME. São enviados directamente à Senhora
Deputada e ao Secretariado do Parlamento pormenores sobre os mesmos.
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Foi criado um sítio Web específico sobre o euro acessível a todos,
objecto de actualizações regulares
(http://europa.eu.int/euro/html/home6.html?lang=6), e disponibilizada
uma publicação intitulada "Europapers" no seguinte website :
(http://europa.eu.int/comm/economy_finance/document/europap/eupidxen.htm)
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Foi publicada e amplamente divulgada na rede dos Euro Info Centres e
dos Centros de Informação Europeia, em 1999 e posteriormente, uma
brochura intitulada "O seu negócio e o euro: guia estratégico" (cerca
de um milhão de exemplares), que inclui um CD-ROM.
- Foram
assinados acordos de parceria com os Estados-Membros para co-financiar
as suas campanhas de informação nacionais sobre o euro, destinadas a
vários grupos-alvo, nos quais as PME constituem uma prioridade. No caso
de Portugal, o orçamento total ascende a 3 110 000 euros em 2000 e a 2
100 000 euros em 2001, contribuindo a Comissão em cada caso com 50% do
financiamento.
- A Comissão procede igualmente a sondagens
regulares Eurobarómetro Flash sobre as PME e o euro, o que lhe permite
acompanhar a sua situação em termos de preparação para a entrada em
circulação do euro de forma regular através das tendências por país,
sector e dimensão das empresas.
- Além disso, a rede dos Euro
Info Centres (EIC) proporciona uma ajuda e um aconselhamento valiosos.
A maior parte destes centros fornece instrumentos de preparação, tais
como brochuras, disquetes ou CD-ROM, e promove campanhas de
sensibilização destinadas às PME.
- É claramente impossível
determinar o número de pequenas empresas que aproveitaram as
iniciativas mencionadas, que vão desde solicitar ou receber material
informativo e consultar um sítio Web consagrado ao euro até à
participação em seminários. A sua principal força consiste em aumentar
o impacto dos vários instrumentos utilizados para maximizar a sinergia
entre os principais actores (bancos, contabilistas, auditores, câmaras
de comércio e organizações empresariais), o efeito de rede, mediante a
promoção dessas acções-piloto que podem ser alargadas a outras
associações, parceiros, regiões e países, e mediante a divulgação de
boas práticas através de todos os canais disponíveis.
A
Comissão não fornece qualquer apoio financeiro directo às empresas no
âmbito da sua passagem para o euro e não prevê medidas de apoio com
vista a minimizar os custos da passagem no sector. O apoio às empresas
é geralmente prestado pelos Estados-Membros ou pelas organizações
empresariais, mas consiste principalmente em informação e
aconselhamento, e não em assistência financeira.
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