Partido Comunista Português
CARS 21: um quadro regulador concorrencial para o sector automóvel - Declaração de voto de Ilda Figueiredo no PE
Segunda, 14 Janeiro 2008
A indústria automóvel europeia, que representa cerca de 3% do PIB da UE e 7% da produção industrial da União, é um dos mais importantes sectores económicos produzindo cerca de um terço da produção mundial.

É também um dos principais sectores de exportação da UE e com um investimento em I&D equivalente a 4% do seu volume de negócios. O sector é um dos maiores empregadores, com mais de 2 milhões de empregos directos e 10 milhões de empregos indirectos, constituindo um factor chave para a vida económica, social e cultural da Europa.

Mas o sector enfrenta sérios desafios. O rápido progresso tecnológico, aliado a uma feroz concorrência internacional, impõe rápidas mudanças. Acresce que este sector é objecto de significativas expectativas sociais, nomeadamente em termos de ambiente e de segurança rodoviária. Desta estreita interacção entre a indústria, o ambiente, a energia e os transportes, resulta um dos domínios mais regulados da UE, coberto por aproximadamente 80 directivas e 115 regulamentos UNECE.

No entanto, nem todas as propostas apresentadas neste relatório merecem o nosso acordo. Há excessiva insistência na defesa do mercado interno e da concorrência e pouca atenção a aspectos sociais, laborais e do diferente grau de evolução dos Estados-Membros.