Partido Comunista Português
Dificuldades na indústria de construção naval - Pergunta escrita de Ilda Figueiredo no PE
Quarta, 11 Janeiro 2006

Numa visita recente a dois estaleiros navais na Figueira da Foz, em Portugal (Estaleiros Navais do Mondego e Naval Foz) tive conhecimento das dificuldades que atravessam, com repercussões negativas no emprego e no desenvolvimento regional.

Entretanto, nos Estaleiros Navais do Mondego tem sido desenvolvida a tecnologia da construção de barcos de pequena e média dimensão em alumínio e, neste momento, estão a apostar na inovação com um novo processo de soldadura.

Ora, a construção em alumínio permite uma poupança de energia da ordem dos 30%, pelo que, a exemplo do Programa Marco Pólo, que visa apoiar a transferência do transporte rodoviário para o marítimo, é importante que haja também apoio à redução de consumo energético através de barcos em alumínio, seja para transporte de passageiros, seja de carga, de pesca ou de vigilância e fiscalização.

Assim, solicito à Comissão Europeia que me informe do seguinte:

1- Há algum projecto em Portugal no âmbito do Programa Marco Pólo?

2- Está prevista a possibilidade de também apoiar tecnologias utilizadas na construção naval que permitam redução no consumo de energia e, portanto, maior eficiência energética, como acontece com as tecnologias do alumínio utilizadas pelos Estaleiros Navais do Mondego?

Resposta