Partido Comunista Português
Os 250 anos da Região Demarcada do Douro - Intervenção de Ilda Figueiredo no PE
Segunda, 25 Setembro 2006

Neste mês de Setembro festejam-se, em Portugal, os 250 anos da região Demarcada do Douro, a primeira região vitivinícola da Europa a ser simultaneamente criada e regulamentada.

No momento em que a Comissão Europeia está a preparar uma nova reforma da organização comum do mercado do vinho (ocm do vinho), visando o seu progressivo desmantelamento, tem particular importância esta comemoração.

Não se pode aceitar que se chame "vinho do Porto"  a produções de vinho nos EUA, na África do Sul ou em outro lado qualquer. Não se pode aceitar que se destrua uma regulamentação com 250 anos.

É que a qualidade do vinho do Porto resulta de todo o saber acumulado pelas gentes do Douro, que, com um clima especial e um solo específico, construíram ao longo de 250 anos, nas encostas do rio Douro, onde se situa esta antiga região demarcada e regulamentada, um rico património que foi reconhecido pela UNESCO como património da Humanidade.

Por isso, Senhor Presidente e Senhores Deputados, solicitamos o vosso apoio à defesa e promoção deste importante património cultural, que é a cultura do vinho.