Inicio
Intervenções e Artigos
Posições Políticas sobre IVG
PCP na AR sobre IVG
Tempos de Antena do PCP
Fotos da Campanha
Apelo do Comité Central do PCP
Questões Legais sobre Referendo
 Folheto IVG -2ª Fase
Folheto em PDF
Depoimentos em video



Início arrow PCP na AR sobre IVG
Questões relativas ao financiamento da reconstrução nas ilhas do Faial, Pico e S. Jorge, devido ao sismo ocorrido em 1998
Intervenção do Deputado António Filipe
Quarta, 25 Setembro 2002

Sr.ª Presidente, Sr. Deputado Luís Fagundes Duarte,

Quero saudá-lo por ter trazido este tema à Assembleia da República.

O Sr. Deputado referiu-se ao governo regional e à oposição regional e agora o Governo Regional foi também criticado pelo Sr. Deputado que acabou de usar a palavra. Como compreenderá, não falarei sobre esse assunto, porque creio que é matéria para ser discutida na Assembleia Legislativa Regional, e julgo que o que nos interessa aqui discutir é a solidariedade nacional, que é indiscutivelmente necessária para que se possa concluir a reconstrução das ilhas que foram gravemente afectadas pelo terramoto de 1998.

Esta matéria tem constituído uma grande preocupação para nós próprios e, inclusivamente, posso anunciar que entregámos para a sessão de perguntas ao Governo da próxima sexta-feira uma pergunta sobre o problema do financiamento da reconstrução nas ilhas dos Açores e que o coordenador regional do PCP/Açores, José Beto Mota, dirigiu uma exposição ao Primeiro-Ministro sobre este aspecto e pediu uma audiências ao Sr. Presidente da Assembleia da República.

Esta é uma matéria que, efectivamente, nos preocupa, porque não aceitamos que os compromissos financeiros que foram assumidos pelo Governo da República em nome da solidariedade nacional que, inquestionavelmente, é devida à população dos Açores, tenham sido suspensos neste ano – como sabem, são do montante de 20 milhões de euros – e que, para além disso, por constrangimentos da lei da estabilidade orçamental, os órgãos do governo próprio das regiões estejam, efectivamente, impedidos de assumir os compromissos financeiros que são necessários para a reconstrução.

Portanto, Sr. Deputado, pela nossa parte, haverá todo o apoio na exigência de que não sejam cortados os financiamentos que foram comprometidos para a reconstrução do que foi destruído pelo terramoto, tendo em conta não apenas os projectos que estão em curso, estando alguns deles neste momento suspensos, mas também a situação daquelas pessoas que ainda não viram a sua situação começar a ser resolvida e que também merecem toda a nossa solidariedade.

Portanto, Sr. Deputado, saúdo-o, mais uma vez, por ter trazido aqui esta questão. O PCP estará aqui nesta Assembleia da República, como está na Assembleia Legislativa Regional dos Açores, sempre ao lado da população, para que este problema seja resolvido.

 

Jornal «Avante!»
«O Militante»
Edições «Avante!»
Comunic, a rádio do PCP na Internet