Partido Comunista Português
Papel das mulheres na indústria - Declaração de voto de Ilda Figueiredo no PE
Quarta, 16 Janeiro 2008
Foi importante que o meu relatório sobre o papel das mulheres na indústria tenha sido hoje aprovado, mesmo com pequenas alterações que, no entanto, lamento.

Gostaria de valorizar a aprovação de importantes propostas que desafiam a Comissão Europeia e os Estados-Membros a tomar medidas mais eficazes na defesa da igualdade das mulheres na indústria, dando especial atenção à questão das discriminações salariais, que ainda são da ordem dos 30% na indústria, quando a média geral é de 15%. É uma discriminação inaceitável mais de 30 anos após a directiva que defende a igualdade de direitos e oportunidades.

De igual forma, sublinho a aprovação da importância que damos a programas comunitários que incentivem a criação de marcas, a defesa da indicação de origem da produção e a promoção externa dos produtos comunitários de sectores industriais onde predominam mulheres, nomeadamente nas feiras profissionais e internacionais, promovendo o trabalho das mulheres e garantindo o seu emprego.

Por último, congratulo-me por se insistir na defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras nos processos de reestruturação de empresas industriais, na necessidade de garantir plenamente às suas estruturas, designadamente aos Comités Europeus de Empresa, não só toda a informação mas também a possibilidade de intervenção decisiva, incluindo o direito de veto.