Partido Comunista Português
Relatório Auroi relativo ao modo de produção biológico de produtos agrícolas
Declaração de Voto de Ilda Figueiredo
Quinta, 04 Dezembro 2003

Esta proposta da Comissão de alteração do regulamento relativo à agricultura biológica visa, sobretudo, clarificar problemas de terminologia, numa altura em que existe uma apropriação abusiva deste conceito por parte das grandes superfícies e de algumas grandes multinacionais agro-alimentares, e reforçar o controlo de todos os operadores em todas as fases de produção.

Mas, apesar disso, fica aquém das expectativas deste sector, que representa, hoje, cerca de 150 mil explorações e 4% das superfícies agrícolas na UE. Neste contexto, concordo com a relatora quando afirma que os agricultores biológicos, que são os principais interessados neste modo de produção, devem participar activamente neste processo de alteração regulamentar. Concordo, igualmente, que a rotulagem não pode conter ambiguidades denominativas e, por isso mesmo, as derrogações existentes para algumas marcas (como a Danone) deviam ser anuladas imediatamente. E, obviamente, a rotulagem e as regras devem ser as mesmas para os produtos importados.

Lamento profundamente, que o relatório não aborde a problemática das OGM, da dita coexistência e as questões de poluição genética, e esqueça também o apoio e protecção das sementes biológicas. A introdução das OGM vai pôr em causa a escolha dos agricultores biológicos, com os riscos económicos decorrentes desta poluição afectar a elegibilidade para as ajudas existentes e sem uma definição clara das responsabilidades do poluidor. Por isso, lamento que a alteração 12 não tenha sido aprovada.