Intervenções e Artigos
Depoimentos em video

Início arrow PCP na AR sobre IVG
Intervenção do Deputado
Instala??o de sistema de controlo de tr?fego mar?timo
Quarta, 09 Maio 2001

Senhor Presidente
Senhores Deputados,

Há cerca de um mês, quando subiu a plenário a petição nº 29/VIII solicitando a intervenção da Assembleia da República com vista à revisão do regime em que se processa a navegação ao lago do Cabo de S. Vicente, de acordo com o que a este propósito recomenda o Centro Internacional de Luta contra a Poluição do Atlântico Nordeste (CIPAN), petição significativamente subscrita por mais de 28.000 peticionantes, tivemos oportunidade de justificar a necessidade urgente desta Assembleia tomar a curto prazo iniciativas com o objectivo de fazer o Governo passar das promessas sucessivamente reiteradas e sistematicamente não cumpridas, de garantir a segurança no tráfego marítimo na nossa zona costeira, à tomada de medidas efectivas e consequentes nesse sentido.

É sobejamente de todos conhecido que ao elevado tráfego marítimo que se processa dentro da nossa zona económica exclusiva está associado o risco de acidentes que poderiam ter consequências desastrosas nos ecossistemas marinhos e também que se multiplicam as transgressões às leis do mar, no que se refere à prática de agressões ambientais, cujos autores passam impunes, beneficiando das faltas de vigilância e fiscalização existentes.

Por outro lado, o desenvolvimento dos nossos portos, que constitui uma questão central no desenvolvimento estratégico do país, exige que tenhamos credibilidade, o que passa, no mínimo, por garantir a segurança da navegação e exercer uma vigilância sobre o tráfego marítimo no sentido de fiscalizar e fazer cumprir as leis do mar junto da nossa costa.

O Estado português subscreveu o Acordo de Cooperação para a Protecção das Costas e das Águas do Atlântico Nordeste, decreto-lei 37/91 que, no seu artigo 18º, cria o Centro Internacional de Luta contra a Poluição do Atlântico Nordeste e ratificou igualmente (decreto-lei 59/79) a Convenção para a Protecção do Meio Marinho do Atlântico Nordeste, obrigando-se a tomar medidas de prevenção, protecção e vigilância da zona marítima. Mais, obriga-se, ao pôr em prática a Convenção, a adoptar programas e medidas que fixam datas limites de aplicação e que têm sempre em consideração a utilização dos últimos progressos técnicos realizados e dos métodos concebidos para prevenir e suprimir integralmente a poluição. No entanto nada foi feito. Apenas promessas que serviram para justificar o voto contra do PS relativamente a iniciativas anteriormente propostas e discutidas nesta Assembleia.

Senhor Presidente
Senhores Deputados,

O projecto de lei de "Os Verdes", que saudamos, constitui o primeiro passo indispensável para a prestação de um serviço público de interesse relevante, que assegure o cumprimento das leis do mar, garanta a segurança da navegação e previna acidentes e problemas ambientais.

O sistema V. T. S. permitirá, se instalado, um controlo efectivo e permanente da navegação na zona abrangida e a consequente separação do tráfego. Sistema que posteriormente deve ser complementado com sistema de notificação para navios que obrigue à sua identificação, facilitando o controlo do seu percurso nas nossas águas territoriais e consequentemente a sua fiscalização.

Devem ainda ser disponibilizados os meios necessários às autoridades marítimas, por forma a possibilitar o cabal cumprimento da sua actividade fiscalizadora.

O consenso manifestado na apreciação da petição 29/VIII, há um mês atrás, sobre a necessidade de garantir condições de segurança ao tráfego marítimo na nossa costa, antecipou desde logo a justificação do presente projecto de resolução. Projecto, que como referimos, já nessa altura, merece indiscutivelmente o nosso acordo.

Jornal «Avante!»
«O Militante»