Inicio
Nota de Imprensa
Folheto
Página inicial PCP

Emissão em directo, 5ªas 15h-18h, repete 6ªas 15h-18h

A Campanha nos distritos
Vídeos
setubal
 Distrito de Setúbal
video-porto
 Distrito do Porto
video-aveiro
 Distrito de Aveiro
video-manif20071018
 Manifestação 18 Out 2007

Tempo de Antena do PCP

 Tempo de Antena do PCP


 


Portalegre: «Basta de Injustiças!»
Segunda, 22 Outubro 2007
patricia-machadoPortalegre é um dos vários distritos do interior do país. Patricia Machado, do Secretariado da Direcção da Organização Regional de Portalegre e do Comité Central do PCP faz uma breve caracterização e regista os principais problemas: elevado número de desempregados; aumento de trabalhadores em situações precárias; crescente desertificação; falta de investimento; deslocalização e o encerramento e de empresas e de serviços públicos.


O Estado demite-se das suas funções sociais. Na área da saúde, as populações debatem-se com o encerramento de centros de saúdes, como é o caso de Montargil. No âmbito da justiça, verificam-se acções de protesto contra a intenção de fechar o tribunal de Fronteira e de Avis. Para muitas escolas do 1º ciclo, que estão no plano de encerramento, está previsto que este ano lectivo seja o último em que funcionam. Verifica-se também a saída de muitos serviços da administração central do distrito.

A emigração está a crescer, muitos jovens não têm alternativa de emprego e procuram soluções no estrangeiro, o que contribui para o envelhecimento da população.

As principais entidades empregadoras são as autarquias. O Hospital de Portalegre e as IPSS têm também um peso significativo. A agricultura, embora seja sazonalmente, também emprega centenas de pessoas. Ao nível da indústria, o distrito caracteriza-se por pequenas e médias empresas. A maior é o Grupo Delta, de Campo Maior, com 1800 trabalhadores e a Delphi, que enfrenta actualmente muitas incertezas em relação à sua manutenção no distrito.

Já foram desenvolvidas várias acções, no âmbito da campanha do PCP: distribuições do folheto central do PCP junto dos trabalhadores. Até ao momento já foram contactados mais de 1000 trabalhadores. Foi elaborado um documento específico para o sector corticeiro, que aborda os problemas do sector. Realizaram-se várias reuniões com trabalhadores de diferentes sectores: corticeiros, IPSS, autarquias e estão agendados encontros com trabalhadores do matadouro regional e das grandes superfícies. Estas reuniões servem para afirmar a campanha do Partido, mas também para aprofundar o conhecimento da realidade no plano das empresas do distrito.
As distribuições do folheto também se fazem junto da população, em bairros, freguesias, mercados e nos principais locais de concentração.
Em Ponte de Sôr, está prevista a realização da quinzena dos serviços públicos, em defesa do serviço nacional de saúde, nomeadamente pela manutenção do centro de saúde de Montargil.

O PCP considera muito positiva a participação dos trabalhadores do distrito de Portalegre, na manifestação nacional de dia 18 de Outubro, os trabalhadores estão muito conscientes das dificuldades que se vive perante a ofensiva do Governo, mas não desanimam e estão preparados para continuar a lutar.