Inicio
Intervenções e Artigos
Posições Políticas sobre IVG
PCP na AR sobre IVG
Tempos de Antena do PCP
Fotos da Campanha
Apelo do Comité Central do PCP
Questões Legais sobre Referendo
 Folheto IVG -2ª Fase
Folheto em PDF
Depoimentos em video



Início arrow Posições Políticas sobre IVG
"Relatório antes da foto"
Ruben de Carvalho no "Diário de Notícias"
Sábado, 31 Julho 2004

As notícias sobre o Iraque mudam-se para a perversa e implacável contabilidade das mortes quotidianas. Os comentadores que partiram em guerra à busca das tais armas de destruição maciça («armas de persuasão maciça», chama-lhes o recente e devastador livro de Paul Rutherford!) emigraram agora para os comentários sobre as perspectivas eleitorais além-Atlântico. A segurança de há uns meses sobre a vitória do néscio residente na Casa Branca temperam-se com alguns receios - e justifica-se.

Os títulos em Washington ou Los Angeles não são tão voláteis como os de Lisboa e o atoleiro da tortura em Bagdad, Afeganistão ou Guantanamo ganha todos os dias mais uma lamacenta história. Foram as fotografias e os vídeos e a piedosa explicação de que se tratava de casos isolados. Depois, verificou-se que não só de isolados nada tinham como correspondiam mesmo à pura utilização torcionária dos cuidados de trato humano recomendados quando imbecilmente se propagandeava que os iraquianos receberiam a invasão de braços abertos.

Mas agora sucedem-se os «relatórios jurídicos» encomendados pela Administração Bush, do Pentágono à Casa Branca. E, como escreve Anthony Lewis, tais documentos «parecem as advertências de um advogado mafioso ao "padrinho" sobre como tornear a lei e evitar a cadeia».

O que Bush, Rumsfeld, Ashcroft queriam saber era como torturar impunemente. Quem pediu conselho a juristas não foi o carcereiro de Abu Ghraib, mas Bush e Rumsfeld.

 

Jornal «Avante!»
«O Militante»
Edições «Avante!»
Comunic, a rádio do PCP na Internet