Inicio
Intervenções e Artigos
Posições Políticas sobre IVG
PCP na AR sobre IVG
Tempos de Antena do PCP
Fotos da Campanha
Apelo do Comité Central do PCP
Questões Legais sobre Referendo
 Folheto IVG -2ª Fase
Folheto em PDF
Depoimentos em video



Início arrow Posições Políticas sobre IVG
Nota do Gabinete de Imprensa do PCP
Governo PS desconsidera os militares
Quarta, 19 Agosto 2009
tropas.jpgO PCP considera que a recusa, por parte do Ministro da Defesa, em reunir com as associações militares sobre a sensível matéria ligada com o Novo Sistema Retributivo (NSR) é mais um passo na linha de desconsideração dos militares e de não cumprimento da Lei que consagra o associativismo militar.

 

 

 

1- A recusa, por parte do Ministro da Defesa, em reunir com as associações militares sobre a sensível matéria ligada com o Novo Sistema Retributivo (NSR), é mais um passo na linha de desconsideração dos militares, na qual o Governo tem metido tanto afinco e de não cumprimento da Lei que consagra o associativismo militar.

2- A proposta do Governo relativa ao NSR é o frustar de expectativas criadas pelo próprio governo e representa também mais um elemento a somar na desigualdade relativa, nomeadamente face à GNR. Na verdade, não se compreende que os Oficiais, mesmo Oficiais Superiores, fiquem a ganhar menos do que Técnicos Superiores da Administração Pública.

3- Para o PCP, com esta proposta do Governo estão em causa, não apenas a questão remuneratória, mas também, e muito, a questão da desconsideração social dos militares.

4- Tal proposta e atitude do Governo PS, no seguimento da nova Lei de Defesa e do Regulamento de Disciplina Militar (aprovados pelo PS, PSD e CDS-PP, e promulgados pelo Presidente da República) constituem mais um passo atentatório da Condição Militar, gerador de instabilidade e desmotivação.

5- O PCP considera que o Governo está ainda a tempo de corrigir tal caminho, respeitando a Lei, ouvindo as Associações e as suas propostas, trabalhando para a dignificação dos militares e não para a sua desconsideração social.

6- o PCP, a manter-se tal rumo, adoptará na próxima legislatura uma iniciativa parlamentar, tendente à reposição de um justo, equilibrado e dignificante Sistema Retributivo.

 

Jornal «Avante!»
«O Militante»
Edições «Avante!»
Comunic, a rádio do PCP na Internet