Partido Comunista Português
Situação no Médio Oriente/Gaza - Declaração escrita de Pedro Guerreiro no PE
Quarta, 14 Janeiro 2009
Perante a barbárie que se abateu sobre o povo palestiniano na Faixa de Gaza - que a recente resolução do Conselho de Direitos Humanos da ONU denúncia e condena -, o que se impõe e exige é:

  • A firme denúncia das violações dos direitos humanos e dos crimes perpetrados pelo exército israelita, do terrorismo de estado de Israel!
  • A clara condenação da cruel agressão de Israel ao povo palestiniano, que nada pode justificar!
  • O fim da agressão e do desumano bloqueio imposto à população da Faixa de Gaza!
  • O premente socorro humanitário à população palestiniana!
  • A retirada das tropas israelitas de todos os territórios palestinianos ocupados!
  • O respeito do direito internacional e das resoluções da ONU por parte de Israel, o fim da ocupação, dos colonatos, do muro de segregação, dos assassinatos, das detenções, da exploração, das inúmeras humilhações que inflige ao povo palestiniano!
  • Uma paz justa, que só é possível pelo respeito do inalienável direito do povo palestiniano a um Estado independente e soberano, com as fronteiras de 1967 e capital em Jerusalém Leste!

Na Palestina há um colonizador e um colonizado, um agressor e uma vítima, um opressor e um oprimido, um explorador e um explorado. Israel não pode continuar impune!