Partido Comunista Português
Solidariedade com as 17 mulheres acusadas no processo da Maia - Nota do Gabinete de Imprensa dos deputados do PCP no PE
Terça, 04 Dezembro 2001

Cinquenta deputadas(os) ao Parlamento Europeu assinam Declaração de Solidariedade com as 17 mulheres acusadas no processo da Maia

Correspondendo a uma iniciativa e a diligências de Ilda Figueiredo, deputada do PCP no Parlamento Europeu, cerca de 50 deputados ao PE, pertencentes a diversos grupos políticos, já assinaram uma Declaração de Solidariedade Internacional com as 17 mulheres portuguesas que estão a ser julgadas no Tribunal da Maia sob a acusação de prática de aborto clandestino.

Inicialmente limitado aos deputados ao Parlamento Europeu, o âmbito desta iniciativa foi entretanto alargado através de uma carta de Ilda Figueiredo a personalidades da vida política, social e cultural de diversos países e bem assim a numerosas organizações sociais ( com destaque para as organizações de defesa dos direitos das mulheres) e com o expresso apelo a que apoiem a circulação da Declaração e contribuam para a recolha de assinaturas, de preferência até 15 de Dezembro.

Esta iniciativa de Ilda Figueiredo tem o objectivo de complementar e secundar no plano internacional as acções de solidariedade que estão em curso em Portugal designadamente por parte da Plataforma pelo Direito de Optar.

O texto da Declaração (em português, francês e inglês) está disponível na página do PCP na Internet (www.pcp.pt) e pode ser livremente utilizado e reproduzido por todos os cidadãos e organizações nacionais que desejem contribuir para que esta acção de solidariedade internacional ganhe a ampla expressão que a grave questão que a suscita inteiramente merece e justifica.