Partido Comunista Português
Instituto Europeu da Igualdade - Declaração de voto de Ilda Figueiredo no PE
Quinta, 14 Dezembro 2006
Esta é uma antiga reivindicação das organizações femininas que o Parlamento Europeu tem apoiado, mas que custou a obter. Finalmente, após a proposta da Comissão Europeia de criação do Instituto Europeu da Igualdade entre Homens e Mulheres, o PE aprovou a sua posição, em primeira leitura, em 14 de Março de 2006, tendo aprovado 50 alterações à proposta da Comissão, publicada em 8 de Março de 2006. Entretanto, o Conselho adoptou a sua posição comum em 21 de Setembro de 2006, tendo tido em consideração 35 alterações do Parlamento.
Mas, face à necessidade de garantir que o Instituto pudesse iniciar as suas actividades em 2007, foram negociadas alterações visando alcançar um rápido acordo no âmbito da segunda leitura. Foi a esse compromisso que demos o nosso acordo, que inclui 13 alterações à Posição Comum.
Esse acordo inclui a supressão da Mesa prevista na Posição Comum e a Reintrodução do Fórum de Peritos, que é um fórum consultivo composto por especialistas no domínio da igualdade de género, fórum esse pretendido, quer pela Comissão, quer pelo Parlamento.
O Conselho reviu a sua posição e concordou com a substituição da Mesa por um Fórum de Peritos composto por um representante por Estado-Membro, dois membros nomeados pelo Parlamento e três representantes dos parceiros sociais.