Inicio
Intervenções e Artigos
Posições Políticas sobre IVG
PCP na AR sobre IVG
Tempos de Antena do PCP
Fotos da Campanha
Apelo do Comité Central do PCP
Questões Legais sobre Referendo
 Folheto IVG -2ª Fase
Folheto em PDF
Depoimentos em video



Início arrow Posições Políticas sobre IVG
"O roubo dos bifes"
Ruben de Carvalho no "Diário de Notícias"
Sábado, 02 Outubro 2004

Não. Não me refiro aos bifes que o Dr. Bagão Félix subtrai, nem àqueles que com razão a Dra. Isabel do Carmo diz que os portugueses têm a mais no corpinho.

Descobri foi mais uma razão para a minha desconfiada antipatia pelas «leis do mercado».

Foram elas que me privaram do meu primeiro bife: tratava-se do Chave de Ouro, majestoso café no Rossio, onde em conferência de imprensa Humberto Delgado pronunciou o decisivo «Obviamente, demito-o». E que discutia com o vizinho Nicola as bondades do «bife à café». Influenciado certamente pela família, eu achava que o do Chave de Ouro era melhor – mas um banco comprou o edifício. Acabaram-se os bifes, digo eu sem pretender ser alegórico.

Resistiram o do Nicola e o do Império, mas este último está confinado à galeria, a IURD levou o cinema e um self-service levou o café.

Ainda há o da Portugália, mas, como se sabe, de cervejaria, a Portugália passou a brand. Não a brandy (o que, enfim...), mas a brand, isto é, uma marca que se espalha com lógica McDonalds... O bife, claro, ressentiu-se.

Houve entretanto outro tipo de bifes, o dos snacks. Que se comiam ao balcão. Mais célebre, o das Galerias Ritz. Este tinha título: era «à Robin dos Bosques»! Vinha numa tábua, enrolado em bacon, o ovo estrelado em cima dos acompanhamentos de legumes!

Também acabou: o mercado vai fazer lá prédios. Abaixo o mercado que nos rouba os bifes.

 

Jornal «Avante!»
«O Militante»
Edições «Avante!»
Comunic, a rádio do PCP na Internet