Toumani Diabate's Symmetric Orchestra (Mali)
Quarta, 25 Julho 2007

 toumani2

Toumani Diabate's Symmetric Orchestra é largamente referido como o maior intérprete de kora. Desde o seu original álbum de estreia "Kaira" (o primeiro disco alguma vez editado de kora), dos pioneiros álbuns "Songhai" gravados com o grupo de Flamenco Ketama e o baixista britânico Danny Thompson, até ao disco com a lenda americana de blues Taj Mahal, "Kulanjan", Toumani tem sido crucial no desenvolvimento da kora e é hoje um dos maiores valores da música africana.


Através dos vários álbuns aclamados pela crítica, das colaborações e anos de digressões internacionais, Tounami construiu pelo mundo fora uma reputação formidável.


Mais recentemente, Tounami tem-se concentrado no seu trabalho em Bamako onde ele reuniu um extraordinário grupo de músicos dotados, a que ele deu o nome de Symmetric Orchestra. O grupo é constituído por kora acompanhado por duas guitarras, baixo, N´goni (um kit de percussões), duas baterias Sabar1 e três vozes.

Juntos, a Symmetric Orchestra produz uma sonoridade formidável e permite a Tounami experimentar e explorar, alargando as fronteiras da música de kora. Apesar de ser presença regular no circuito de concertos de Bamako, esta será a primeira oportunidade para públicos internacionais sentirem este poderoso e extraordinário grupo ao vivo.


Desde que se juntou à World Circuit Records, Tounami voltou a gravar em estúdio de forma bastante activa. Em Junho de 2005 gravou um álbum de duetos com o grande Ali Farka Toure, aclamado já pela MOJO como "a música mais bonita na Terra"; a World Circuit apresentou o álbum em estreia mundial da Symmetric Orchestra.

Ali Farka Touré referiu-se a ele, no histórico concerto de Monsanto de 2005, como "le professeur, le dieu de la kora"! A Symmetric Orchestra é, neste momento, uma das mais explosivas bandas do mundo com presenças garantidas nos maiores festivais de rock: Roskilde (Dinamarca), Sziget (Hungria) ou Glastonbury (Inglaterra). Para o ano, Toumani Diabate fará uma pausa na sua carreira com a Symmetric Orchestra para se dedicar a outros projectos. Aliás, já este ano, Toumani Diabaté foi convidado para um dos mais importantes concertos de Bjork.

São 14  músicos em palco, a mais extraordinária orquestra afro-latina da actualidade.

Toumani Diabaté com a Symmetric Orchestra foi nomeado para os BBC Awards nas categorias de "Melhor Artista Africano" e "Disco do Ano". No ano passado Toumani Diabaté venceu o Grammy para a World Music pelo seu disco "In The Heart Of The Moon", feito em parceria com Ali Farka Touré.

1