Partido Comunista Português
  • Narrow screen resolution
  • Wide screen resolution
  • Auto width resolution
  • Increase font size
  • Decrease font size
  • Default font size
  • default color
  • red color
  • green color
 
 

PCP no Campo Pequeno

Artigos do jornal Avante! sobre Congresso do PCP
Sobre a Festa do «Avante!» - Intervenção de Pedro Lago
Domingo, 30 Novembro 2008
pedro_lago.jpgA Festa do Avante começa no papel, num traço que transporta uma ideia, que cresce, se fortalece, em que o sonho acontece.
Em cada ano diferente, sempre melhor e mais bonita a Festa do Avante é fruto da imaginação, criatividade e capacidade organizativa deste grande colectivo partidário, que só um partido como o nosso, partido da classe operária e de todos os trabalhadores, fortemente organizado e enraizado nos trabalhadores, nas populações e na Juventude, está em condições de realizar.


Intervenção de Pedro Lago
Membro do Secretariado da Festa do «Avante!»

A Festa do Avante começa no papel, num traço que transporta uma ideia, que cresce, se fortalece, em que o sonho acontece.
Em cada ano diferente, sempre melhor e mais bonita a Festa do Avante é fruto da imaginação, criatividade e capacidade organizativa deste grande colectivo partidário, que só um partido como o nosso, partido da classe operária e de todos os trabalhadores, fortemente organizado e enraizado nos trabalhadores, nas populações e na Juventude, está em condições de realizar.

Ponto alto na vida do Partido e que traduz os seus ideais, a sua vivência, as suas características de classe.

É através dela, com o empenho e grande dedicação de centenas de camaradas que participam na sua concepção e construção, destacando o aumento significativo de presenças, nas Jornadas de Trabalho, principalmente da Juventude, na divulgação, no Desporto, na venda da EP, título de solidariedade indispensável à sua construção, até ao assegurar do seu funcionamento, que estes se sentem mais mobilizados e motivados para participar também nas várias tarefas de organização.

Nos últimos anos foram introduzidas na Festa importantes melhorias, para os camaradas e amigos que participam nas jornadas de trabalho:

· Com a construção do novo Restaurante de Apoio e a remodelação da área circundante; assim como:

· melhoria e aumento dos Sanitários, em particular das cabines Femininas e das de deficientes;

· na limpeza em geral e com mais ecopontos;

· e, podemos orgulhar-nos de termos sido pioneiros na introdução de melhorias significativas na área da higiene e saúde alimentar.

Aspectos que introduziram ainda maior qualidade à nossa Festa e melhores condições para quem a visita.

A Festa do Avante confirma-se como a maior realização político-cultural e de massas do nosso País mantendo pelo seu programa e ambiente uma elevada capacidade de atracção.

Mostramos aos milhares de visitantes, nas Exposições Centrais e locais as lutas dos trabalhadores e das populações, a acção dos comunistas e as suas propostas.

Onde se vive cultura, nos vários espectáculos de música, teatro, dança, nas artes plásticas da Bienal.

A solidariedade internacionalista com as dezenas de delegações que todos os anos participam na nossa Festa.

Em que está bem patente a riqueza multicultural das várias Regiões do País.

Onde a Juventude, com o seu espaço próprio na JCP, mostra a sua adesão e cada vez maior participação.

Festa do Portugal de Abril, dos trabalhadores, do povo e da Juventude! Espaço de alegria, de fraternidade, de luta, de solidariedade e de paz!

De facto, camaradas, não há Festa como esta!

Por isso os seus inimigos e do Partido tudo têm feito para a inviabilizar ou destruir.

É assim que baseados na Lei de Financiamento dos Partidos, tentam impor parâmetros de cumprimento perfeitamente ridículos, o pagamento em cheque de consumos dos visitantes da Festa (um café ou uma cerveja), deturpam o conceito de receita, e produto, (para eles não há despesas), tentando estrangular financeiramente a Festa e o Partido em geral.

Combatemos e combateremos esta forma insidiosa de ataque à liberdade e vida interna do Partido e tudo faremos para alterar esta odiosa e anti-democrática lei.    

Desenganem-se os que pensam ser possível acabar com a maior realização política, cultural e de massas do nosso País, e que tem as suas raízes nos trabalhadores, no povo e na juventude.

Vamos construir a 33ª Festa do Avante, Festa de Abril, no ano em que se comemora 35 anos da Revolução, reafirmando as liberdades e as suas conquistas.


 
Ao mesmo tempo daremos resposta a três importantes actos eleitorais entre Junho e Outubro, no prosseguimento do reforço do Partido poremos em prática as orientações aprovadas no nosso Congresso e continuaremos a intensificar a luta de massas.

Temos assim desde já que trabalhar na sua preparação, para que tenhamos uma Festa com qualidade, mais bonita e que corresponda aos objectivos que definimos.

A Festa do Avante marca, desde a sua primeira edição, um momento de combate e resistência em defesa dos ideais de Abril e das suas conquistas, de luta por uma verdadeira política de esquerda, de afirmação dos ideais comunistas e daquilo que defendemos e porque lutamos - contra a política de direita, pelo fim da exploração do homem pelo homem, por uma sociedade mais justa e fraterna, pelo socialismo.


VIVA A FESTA DO AVANTE!
VIVA O XVIII CONGRESSO!
VIVA O PCP!