Inicio
Intervenções e Artigos
Posições Políticas sobre IVG
PCP na AR sobre IVG
Tempos de Antena do PCP
Fotos da Campanha
Apelo do Comité Central do PCP
Questões Legais sobre Referendo
 Folheto IVG -2ª Fase
Folheto em PDF
Depoimentos em video



Início arrow PCP na AR sobre IVG
Balanço dos primeiros 60 dias de acção do Governo
Intervenção de Bernardino Soares
Quinta, 12 Maio 2005

Sr. Presidente, Sr. Deputado Alberto Martins,

Devo dizer que, ouvin-do a sua intervenção — e fi-lo com toda a atenção —, me pareceu que ela tinha como objectivo tentar mostrar que a maioria socialista ainda cá está, porque novidades não houve, sobretudo aquelas novidades que o povo português — como o Sr. Deputado disse e muito bem — queria ouvir, porque corresponderiam à forma como votou a 20 de Fevereiro, continuam a não aparecer.

Diz o Sr. Deputado que o Governo está a ser injustamente acusado de apresentar medidas casuísticas e de não ir aos problemas de fundo e que isso não é verdade. E deu exemplos: falou das férias judiciais, e de outras medidas (que, aliás, já o clarificámos, entendermos como positivas) em matéria de justiça, mas são medidas pontuais.

Onde é que estão as medidas para resolver o problema das custas judiciais, do apoio judiciário, que está a bloquear o acesso à justiça, o acesso ao Direito por parte dos estratos mais desfavorecidos de cida-dãos e de trabalhadores?!

O Sr. Deputado falou ainda da questão do combate à fraude na segurança social, e não podíamos estar mais de acordo, embora tenhamos que dizer que todos os governos têm prometido o combate à fraude fiscal e na segurança social.

Mas onde é que está o compromisso do Governo com a revisão de uma lei de bases da segurança social, que foi aprovada pela direita no anterior governo, que é negativa e que parece que o Partido Socia-lista quer manter intacta?!...

O Sr. Deputado falou do processo de Bolonha e da sua adaptação — que, aliás, vai ser discutida hoje —, mas onde é que está uma maior generalização do ensino superior para poder dar resposta à falta de qua-dros qualificados que o nosso país continua a ter?!|

Sr. Deputado Alberto Martins, penso que continuamos com algumas medidas casuísticas, mesmo sendo umas positivas e outras nem tanto, e que falta a verdadeira inversão, a verdadeira mudança que os portu-gueses desejaram a 20 de Fevereiro.

O Sr. Deputado condenou o «discurso da tanga» do governo anterior — fez muito bem! Mas o que é se não uma edição do «discurso da tanga» aquilo que ouvimos ontem ao Ministro das Finanças, e que é exac-tamente a repetição daquilo que antes a Dr.ª Manuela Ferreira Leite e o Dr. Bagão Félix diziam? Restrição na despesa pública, corte cego na despesa pública, diminuição dos funcionários públicos… (quando temos muitos sectores em que a carência é enorme), diminuição dos salários da função pública… Enfim, a mesma receita de sempre…! É o segundo «discurso da tanga» em que o PS prova que também tem a obsessão do défice!

Para terminar, devo dizer que o Sr. Deputado Alberto Martins tentou demonstrar, com indicadores relati-vos à confiança dos portugueses, designadamente no Parlamento, que também conhecemos. Mas o pro blema não é aquilo em que eles acreditam agora; o problema, Sr. Deputado, é que cada vez mais vão per-cebendo que aquilo que acreditaram que ia ser a mudança de 20 de Fevereiro demora a concretizar-se, e essa é que é a grande responsabilidade do Partido Socialista!

 

 

Jornal «Avante!»
«O Militante»
Edições «Avante!»
Comunic, a rádio do PCP na Internet