Partido Comunista Português
PCP na defesa dos texteis portugueses
Nota de Imprensa dos deputados do PCP ao PE
Quarta, 23 Fevereiro 2005

No Parlamento Europeu, na sessão plenária de hoje em Estrasburgo, a deputada do PCP Ilda Figueiredo, expôs a problemática situação dos têxteis, nomeadamente em Portugal, e voltou a reafirmar a necessidade de accionar a cláusula de salvaguarda dos têxteis.

Na sua intervenção, Ilda Figueiredo salientou que os últimos desenvolvimentos demonstram que nos "países de economia mais débil, onde as indústrias têxteis e de vestuário têm maior implantação, como acontece no Norte e Centro de Portugal, há já um preocupante crescimento de licenças de importação emitidas relativamente à China, sobretudo nas categorias de produtos que maior sensibilidade representam para a indústria portuguesa, (...) além de toda a preocupação com os têxteis-lar importados de outros destinos, como a Índia e o Paquistão".

Neste contexto, a deputada do PCP defendeu que em nome da defesa do emprego e da indústria, é urgente aplicar a cláusula de salvaguarda, dado que esta só terá efeitos positivos se for rapidamente usada.

Salienta-se ainda, que o deputado do PCP Pedro Guerreiro é responsável na Comissão de Desenvolvimento Regional pela elaboração de um parecer sobre o fim do acordo têxtil e vestuário da OMC.