Partido Comunista Português
Apoios a agricultores prejudicados pelas intempéries na produção de vinho - Pergunta escrita de Ilda Figueiredo no PE
Terça, 02 Outubro 2007

Numa visita à Adega Cooperativa da Vidigueira, que também inclui Cuba e Alvito, no Alentejo / Portugal, tive conhecimento que este ano houve uma redução de cerca de 30% na produção de vinho, o que se deveu fundamentalmente a factores climáticos, sobretudo à queda de granizo.

Esta situação afectou muitos agricultores, e destruiu a produção, deste ano e do próximo, na ordem dos 300 hectares. Alguns agricultores viram a sua produção totalmente destruída, o que afectará, igualmente, a produção do próximo ano. Entretanto, mais cerca de 500 ha de vinha foram também afectados entre 10% a 90%.

Embora a Cooperativa tenha um seguro colectivo, é reduzida a comparticipação e insuficiente para garantir o rendimento dos agricultores deste ano e do próximo, nos casos em que a destruição foi muito elevada.

Assim, solicito à Comissão Europeia que me informe do seguinte:

1. Que medidas podem ser tomadas para apoiar estes agricultores que viram a sua produção de uvas destruída e os seus rendimentos profundamente afectados?

2. Está prevista a criação de um seguro público, comparticipado por fundos comunitários, para garantir o rendimento dos agricultores sempre que a sua produção seja destruída por causas naturais (intempéries, seca, incêndios, etc.)?

Resposta