Cimeira de Barcelona e a "estratégia de Lisboa"
Esquerda Unitária Europeia faz balanço e denuncia objectivos

Nota do Gabinete de Imprensa
dos Deputados do PCP no Parlamento Europeu

4 de Março de 2002

 

Tendo em conta a agenda da Cimeira de Barcelona, que se realiza nos próximos dias 15 e 16 de Março, e a actual situação social e económica da União Europeia, o Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Verde Nórdica (GUE/NGL) do PE, o qual os deputados do PCP integram, realiza uma reunião, hoje e amanhã, dias 4 e 5 de Março, em Barcelona.

Esta reunião tem como objectivo realizar o balanço da denominada "estratégia de Lisboa" e denunciar a gravidade das propostas da Comissão.

Estas propostas têm como objectivo a tomada de decisão de acelerar este processo nesta Cimeira, nomeadamente no que diz respeito ao processo de liberalizações dos mercados públicos, no sector da energia (electricidade e gás), dos transportes (ferrovia, rodovia e do espaço aéreo) e das telecomunicações. Mas também quanto ao objectivo da criação de um mercado único de serviços financeiros, do aprofundamento e criação de fundos de pensões privados, e do acelerar da reforma dos mercados de trabalho, com vista, à sua flexibilização e mobilidade, que poderá pôr em causa os direitos dos trabalhadores.

O Grupo GUE/NGL irá também discutir os condicionalismos impostos pelo Pacto de Estabilidade e a aplicação dos seus critérios rígidos, sem ter em conta a diversidade da situação sócio-económica nos diferentes países da UE, o que poderá conduzir ao aumento das disparidades sócio-económicas na UE, a mais pobreza e mais desemprego.

Nesta reunião, a deputada do PCP ao PE, Ilda Figueiredo, irá ser relatora do tema a "Flexibilização do Mercado de trabalho, os sistemas de pensões, o processo de Lisboa e o caminho a seguir".

A reunião abordará ainda outros temas: "O Euro, o pacto de estabilidade e a coordenação das políticas económicas" e a "Flexibilização do Mercado de trabalho, os sistemas de pensões, o processo de Lisboa e o caminho a seguir" (Segunda-feira, 4 de Março), a "Liberalização dos serviços públicos" e "Serviços públicos. Energia, transportes e educação. Sociedade do conhecimento" (terça-feira, 5 de Março).