Projecto de Orçamento Comunitário para 2002
é o mais baixo da década
Deputados do PCP apresentam propostas

Nota do Gabinete de Imprensa
dos Deputados do PCP no Parlamento Europeu

24 de Setembro de 2001

 

O Projecto de Orçamento Comunitário para 2002, aprovado pelo Conselho em Julho deste ano, é o mais baixo da década em termos relativos - 1,04% do PNB comunitário. O orçamento do Conselho impõe novos cortes orçamentais na despesa agrícola, social e de cooperação.

Os deputados do PCP no PE alertam para os perigos da estratégia imposta pelo Conselho, que visa a redução dos encargos com o Orçamento Comunitário, para fazer face às dificuldades orçamentais nacionais impostas pelo Pacto de Estabilidade.

O PCP, que rejeitou o quadro financeiro estabelecido na Agenda 2000, continua a afirmar a necessidade de reforçar o orçamento comunitário e de rever as perspectivas financeiras traçadas na Cimeira de Berlim. Só assim poderá ser dada prossecução ao objectivo da coesão económica e social, particularmente tendo em conta as necessidades acrescidas para fazer face ao alargamento da UE.

Os deputados do PCP no PE rejeitam os cortes do Conselho e da Comissão, apresentando propostas de reposição e reforço, esperando que o PE as aprove e assuma uma posição de rejeição da estratégia apontada pelo Conselho ao longo de todo o processo orçamental.

Os deputados do PCP mostram-se preocupados com as orientações orçamentais do PE para o ano 2002, o qual terá importância acrescida face a uma possível revisão da Política Agrícola Comum, da revisão da Política Comum das Pescas e da avaliação da execução dos fundos estruturais.

Os deputados do PCP lembram que a situação do orçamento comunitário a curto prazo, com as cedências feitas a nível anual, terá consequências na discussão do próximo quadro financeiro.

Nesse sentido, os deputados do PCP e do Grupo Esquerda Unitária Europeia do PE apresentaram um conjunto de propostas orçamentais, que visam, por um lado, rejeitar os cortes propostos pelo Conselho e Comissão e, por outro, consolidar propostas orçamentais feitas no âmbito legislativo. Neste sentido os deputados do PCP gostariam de destacar as seguintes propostas: