Relatório Randzio-Plath - sobre o relatório de actividades 2002 do Banco Europeu de Investimento
Declaração de Voto de Ilda Figueiredo
22 de Abril de 2004

 

A função primordial do Banco Europeu de Investimento (BEI), em conjunto com o Fundo Europeu de Investimento, é apoiar investimentos de capital que promovam o desenvolvimento sustentável e a coesão económica e social, garantindo financiamento às pequenas e médias empresas (45% do montante global de empréstimos), à investigação, à protecção do meio ambiente e às infra-estruturas básicas. Obviamente que estes objectivos complementam a política regional comunitária, mas o BEI também apoia a concretização da agenda neoliberal de Lisboa.

O BEI apresenta, pela primeira vez ao PE, o relatório do seu Comité de Fiscalização, em complementaridade à apresentação do relatório anual, facto que nos parece positivo. Contudo, devem ser analisadas com atenção as dúvidas suscitadas quanto à seriedade da gestão e às acusações de falta de transparência do BEI. É importante reforçar o controlo parlamentar.

Por isso, consideramos positiva a decisão de realização de uma audição pública sobre as actividades e as orientações políticas do BEI, no Outono de 2004.

Gostaria de lamentar que a informação publicada pelo BEI, no seu sítio, na Internet, seja apresentada apenas em três línguas comunitárias. Tendo em conta o âmbito de trabalho do BEI, era importante a disponibilização da informação em todas as línguas oficiais da Comunidade.