Relatório Pomés Ruiz -
relativo às medalhas e fichas similares a moedas em euros
Declaração de Voto de Ilda Figueiredo
1 de Abril de 2004
O nosso voto favorável à aprovação destes regulamentos, não pode ser confundida com as opiniões expressas pelo relator. Em relação à circulação das moedas do euro é essencial que o público seja protegido de todo o tipo de fraude, neste caso particular a resultante de confusões com medalhas e fichas similares. Desde a entrada em circulação do euro tem-se registado um número crescente de casos de utilização fraudulenta de moedas falsas de euros ao nível das máquinas de distribuição automática.
Os presentes regulamentos definem o grau de semelhança que devem ser proibidos nas medalhas e fichas similares às moedas de euro. Este é mais um instrumento de combate à contrafacção das moedas e notas de euro.
Se aqui todos estamos de acordo, rejeitamos em absoluto posições de fé do relator no êxito da moeda única ou do apoio "inabalável" do Parlamento Europeu ao "projecto histórico da União Económica e Monetária e da moeda única". Não só porque à medida que o tempo passa os problemas práticos da introdução da moeda única começam a vir ao de cima, de que são exemplo os efeitos inflacionistas ou o aumento das taxas/comissões bancárias. Ao nível da política económica-monetária, terá de ser feita uma avaliação séria dos efeitos do euro ao nível do crescimento económico e do emprego, nomeadamente nos Estados-membros menos desenvolvidos, como Portugal.