Relatório Lulling relativo à elaboração de contas financeiras trimestrais por sector institucional
Declaração de Voto de Ilda Figueiredo
30 de Março de 2004

 

O presente regulamento visa dar resposta ao plano de acção relativo à União Económica e Monetária, aprovado pelo Conselho ECOFIN, de 18 de Fevereiro de 2003, com vista a colmatar a lacuna existente nas estatísticas da União Europeia referente ao comportamento conjuntural das famílias e das empresas, nomeadamente permitir o seguimento da poupança e do consumo das famílias, assim como da rentabilidade das empresas financeiras e não financeiras.

Esta desagregação dos diferentes sectores económicos melhora, sem dúvida, a informação fornecida pelas contas económicas trimestrais, em clara "imitação" do que já se passa nos EUA em relação à reserva federal. Em si, esta proposta não nos levanta objecções.

Contudo, o que pode ser considerada uma questão meramente técnica e informativa, está intimamente ligado ao suporte e condução da política económica e, sobretudo, da política monetária na União Europeia. São instrumentos de ajuste de decisões de política económica, dado que estas políticas são o suporte da União Económica e Monetária e do Mercado Único, carecendo de instrumentos estatísticos precisos. Dizendo de forma clara, são também estes os instrumentos que contribuem para o reforço da política de direita e anti-social na União Europeia, embora dêem alguma informação útil.