Relatório Gasòliba i Böhm
- Papel internacional da zona euro e o primeiro balanço da introdução
das notas e moedas
Declaração de Voto de Ilda Figueiredo
3 de Julho de 2003
Lamento profundamente que não tenha havido um relatório de iniciativa do PE apenas sobre o primeiro balanço da introdução das notas e moedas de euro, aliás, como se pretendia, com a minha resolução sobre os efeitos da introdução do Euro, anexa ao relatório (B5-640/2002). Este, apesar de sublinhar o êxito de toda a operação e insistir em mais competências para a zona euro, mostra-se decepcionado com as pressões inflacionistas da passagem para o Euro, especialmente no sector dos serviços, e pede uma investigação das irregularidades, exactamente como faço na minha resolução.
Está reconhecido pela Comissão e BCE que o impacto foi superior aos previstos 0.2%, mas bastante inferior aos efeitos sentidos pelas organizações de consumidores e às divulgações que alguns bancos centrais nacionais fizeram sobre a inflação.
Contudo, o relatório aborda a evolução dos pagamentos de serviços e comissões bancárias na zona euro, sendo necessário fazer uma avaliação completa, averiguando a ocorrência de aumentos excessivos, nomeadamente dos pagamentos internos, e de cobranças ilegais de taxas nos pagamentos transfronteiras, o que penaliza os consumidores e aumenta os custos de transacções. Os bancos não podem querer que sejam os consumidores e as PME a pagar a perda do negócio cambial. Congratulo-me, assim, com a aprovação da minha alteração.