Declaração de Voto da deputada
Ilda Figueiredo no PE
Relatório Elly Plooij-van Gorsel - "Rumo a um
espaço europeu da investigação"
17 de Maio de 2000
É importante constatar que, apesar de todas as declarações
de intenções das instituições europaeias relativamente
à nova economia, da passagem para uma economia digital e baseada no
conhecimento, impulsionada pela existência de novos bens e serviços,
o esforço global de investigação da União Europeia
relativamente ao seu PIB diminui continuamente desde há dez anos, e,
em média, a UE dedica apenas 1,8% do seu PIB à investigação,
enquanto que os EUA dedicam 2,8% e o Japão 2,9%.
Segundo a comunicação da Comissão Europeia, o desfasamento
entre o dispêndio total com a investigação pública
e privada nos EUA e na UE aumenta continuamente, tendo passado de 12 mil milhões
de euros em 1992 para cerca de 60 mil milhões de euros em 1998. Também
em termos de emprego, os investigadores representam apenas 2,5 em cada mil
dos trabalhadores das empresas na Europa, em comparação com
6,7 em cada mil nos EUA e 6 por mil no Japão. No entanto, sabe-se que
a investigação e a tecnologia contribuem entre 25 e 50 por cento
para o crescimento económico e são consideravelmente determinantes
para a competitividade, o emprego e a qualidade de vida dos cidadãos
europeus.
Assim, como podem os chefes de Governo dos 15 Estados-membros da União
Europeia apostar em conseguir um novo objectivo estratégico para a
próxima década de tornar o espaço económico europeu
o mais dinâmico e competitivo do mundo baseado no conhecimento e capaz
de garantir um crescimento económico sustentável, com mais e
melhores empregos, e com maior coesão social, se não alterarem
significativamente a política de investigação, designadamente
os fundos orçamentais que lhes são destinados? É desta
forma, com investimento público e garantia do respeito dos direitos
dos trabalhadores, e não na insistência na liberalização
de sectores básicos e serviços públicos essenciais ou
de flexibilização do mercado de trabalho, que se conseguem melhores
níveis de desenvolvimento.