Relatório Bradbourn - Redes Transeuropeias Transportes
Declaração de Voto de Sérgio Ribeiro
21 de Abril de 2004

 

Durante a última sessão parlamentar, representantes do Comité de Empresa do grupo Bombardier, empresa especializada na construção de material circulante para o sector ferroviário, transmitiram aos deputados europeus o seu caso exemplar e as suas preocupações face ao encerramento anunciado de 6 unidades na UE, com a consequente perda de uma elevada qualidade, experiência e capacidade tecnológica reconhecidas na construção deste tipo de equipamento.

Responsabilizamos a Comissão e os Estados-membros por estarem a permitir o desmantelamento deste sector estratégico e o despedimento de milhares de trabalhadores, o que só em Portugal corresponde a 550 empregos directos e cerca de mil noutras empresas subcontratadas.

É que, se a futura prioridade na construção de RTT é a transferência do transporte rodoviário para, nomeadamente, os caminhos-de-ferro, uma situação que viremos a enfrentar será o consequente aumento nas necessidades de novos equipamentos e material circulante. Assim, cai por terra o argumento da Bombardier de falta de encomendas, para justificar as medidas anunciadas.

E se alguns aspectos da proposta em discussão nos merecem críticas, não podemos deixar de estar de acordo com a aposta em meios de transporte alternativos, menos prejudiciais para o ambiente, como a ferrovia.

Esta situação, a exemplo de outras, exigiria medidas especiais para a defesa deste sector de ponta da indústria europeia.