Declaração de Voto do deputado
Joaquim Miranda no PE
Relatório Jarzembowski sobre "o desenvolvimento dos
caminhos de ferro comunitários"
1 de Fevereiro de 2001
Argumentar que só a liberalização e privatização do sistema de transporte ferroviário de mercadorias promoverá o desenvolvimento o sector é uma falsidade, como se pode constatar pelas diferentes situações hoje existentes. Aliás, foi o próprio Primeiro-Ministro Blair quem recentemente afirmou que a privatização dos caminhos de ferro ingleses constituíam uma catástrofe.
Como é sabido, no corredor do centro da Europa, não privatizado, o tráfego tem aumentado substancialmente; e constata-se, entretanto, que nas redes que têm vindo a ser privatizadas se têm verificado um crescendo de problemas de segurança com o material em circulação, a degradação do serviço prestado aos utentes e o agravamento das condições de vida e de trabalho dos seus funcionários.
Porque pensamos que só um forte sector público poderá disponibilizar os meios necessários ao desenvolvimento da rede ferroviária promovendo a defesa do ambiente, o acesso de todos a este meio de transporte e a garantia dos direitos dos seus trabalhadores votaremos contra esta proposta de directiva.