Esclarecimentos, informação e programação:
falhou tudo!
Incompetência e incapacidade de decisão do Governo levam ao encerramento
abrupto do Túnel do Rossio
Comunicado da Direcção da Organização
Regional de Lisboa do PCP
22 de Outubro de 2004
Prejuízos incalculáveis para os utentes
Hoje, às duas da manhã, foi encerrado o Túnel
do Rossio, sem qualquer aviso prévio, prejudicando e transtornando a
vida a centenas de milhares de utentes.
O que é que se passou para chegar aqui?
Há quatro anos, estudos diversos apontaram a necessidade de
obras de fundo no Túnel. Há mesmo projectos nesse sentido, sempre
ignorados pelos quatro Governos (dois do PS e dois do PSD). A falha agora diagnosticada
pelo LNEC é mais uma a somar às várias zonas críticas
(quatro a cinco) existentes, as quais, já desde aquela altura obrigavam
à tomada de decisões responsáveis das referidas obras de
fundo.
O que é que daqui resulta?
Sobre o Relatório e suas implicações, há
que saber, antes de mais, se o Relatório esteve de facto retido e sem
decisão durante horas e horas, como consta. A ser assim, ainda mais grave
se torna a forma impreparada como foi tomada a decisão, sem conhecimento
e aviso prévio aos utentes, e sem o estabelecimento de um plano alternativo
de oferta de serviço público de transportes, com gravíssimos
prejuízos e incómodos para toda a gente.
População afectada
Esta errada política, o desleixo, o deixa-andar, afecta cerca
de meio milhão de pessoas. Enquanto o Governo anda a prometer e a investir
sem rei nem roque em projectos e contra-projectos de TGVs e similares, a verdade
aparece depois nua e crua: o essencial é descurado, um túnel como
o do Rossio, com cem anos de funcionamento, com diagnósticos técnico-científicos
a apontar para a necessidade da realização urgente de obras há
vários anos, é deixado ao abandono, até que a incúria
o permitiu e a realidade o impôs…
O PCP exige
O PCP, que sempre defendeu a modernização e manutenção
da rede Ferroviária Nacional, fez de imediato um requerimento ao Governo
e vai questionar o Ministro em Comissão. Neste quadro, o PCP exige:
1º - As medidas na Rede de Transportes Públicos na Área Metropolitana de Lisboa que colmatem estas deficiências do serviço e que respondam às necessidades dos utentes, a minorar os impactos na qualidade de vida das populações afectadas e na economia da Área Metropolitana;
2º - O conhecimento do Relatório do LNEC que esta semana recomendou o encerramento do Túnel do Rossio, devendo ser esclarecida a questão do momento de entrada deste Relatório na REFER e que medidas foram accionadas em sequência;
3º - O estabelecimento de um calendário de intervenção em obra no Túnel do Rossio para a resolução das falhas e deficiência, respondendo aos estudos de 2000 e às falhas agora detectadas, que comporte, designadamente as seguintes peças: projecto, concurso público, prazo de execução, data de conclusão.
4º - O completo esclarecimento de toda esta situação, nomeadamente a eventual relação causa-efeito com as obras que decorrem para construir o célebre Túnel do Marquês.