Intervenção do Deputado
Agostinho Lopes
Linha do Minho
7 de Abril de 2000
Sr. Presidente,
Sr. Secretário de Estado dos Transportes
Certamente é uma redundância falar do papel central e estratégico
da linha do Minho para todo o Noroeste português e para o próprio
País, daí a necessidade do avanço rápido de investimentos
em toda a linha do Minho, não só no troço Porto/Viana/Valença
como no ramal de Nine a Braga. Podemos ainda olhar para a linha do Minho como
o suporte de um conjunto de potenciais malhas ferroviárias de grande
importância para uma outra acessibilidade ferroviária no distrito
de Braga.
Sr. Secretário de Estado, as questões que lhe coloco são
muito simples: está concluído o estudo de viabilidade do troço
Porto/Vigo? Relativamente à linha de Guimarães, para quando
o fim das obras? E quanto ao fecho da malha ferroviária Braga/Guimarães?
Tenho perguntado bastantes vezes ao Governo se este problema da ligação
ferroviária entre Braga e Guimarães vai ou não ser equacionado
e, em caso de resposta negativa, quais as razões para que tal não
aconteça.
No que respeita à linha da Póvoa, continua sem resposta o requerimento
que fiz sobre o levantamento dos carris e uma notícia recente dá
conta das intenções da Câmara Municipal da Póvoa
de Varzim, que vão no sentido de pedir à REFER a cedência
da plataforma para utilização na construção de
uma estrada e de uma via reciclável. Pergunto se este pedido vai ser
satisfeito.
Também gostava de saber quando começam as obras no ramal de
Braga e se a CP tem prevista, como obra possível, a recuperação
da concordância da linha em Nine, que permitiria uma outra forma de
transporte ferroviário entre Braga, Barcelos e Viana.
Quanto ao problema da travessia da Trofa, pergunto se já existe uma
decisão. Vamos para o rebaixamento ou avança-se para uma outra
alternativa?
Finalmente, pergunto-lhe por que razão é que numa linha em modernização,
relativamente à qual se prevêem grandes investimentos, estão
a ser encerrados postos de atendimento e bilheteiras, como acontece em Tamel,
em Midões, no concelho de Barcelos, em Vila Praia de Âncora e
noutros pontos desta linha, para lá da degradação de
um conjunto de apeadeiros abandonados, quando nada apontaria neste sentido.