Defesa de indústrias tradicionais
Resposta à Pergunta
Escrita de Ilda Figueiredo
30 de Abril de 2004
A Comissão realizou alguns estudos relativos ao impacto do alargamento nas indústrias da União Europeia, apesar de nenhum dizer respeito à indústria dos fósforos em particular. Do mesmo modo, não foram realizados estudos específicos sobre os efeitos na indústria fosforeira da entrada da China para a Organização Mundial do Comércio (OMC). Caso se verifique a existência de concorrência desleal por parte da indústria dos países em vias de adesão ou da indústria chinesa e, em especial, o desrespeito pelas regras da OMC, solicita-se à empresa europeia afectada que contacte a Comissão.
A política geral da Comissão para a indústria é de estimular a competitividade das empresas europeias e contribuir para um ambiente onde estas possam prosperar. A Comissão sugere à Senhora Deputada que consulte os vários programas de trabalho e estudos relativos ao impacto do alargamento, que podem ser encontrados nos endereços Internet que se seguem:
HYPERLINK "http://europa.eu.int/comm/enterprise/enterprise_policy/sme-package/index.htm"http://europa.eu.int/comm/enterprise/enterprise_policy/sme-package/index.htm HYPERLINK "http://europa.eu.int/comm/enterprise/enlargement/studies.htm"http://europa.eu.int/comm/enterprise/enlargement/studies.htm"
Além disso, a Comissão solicita à Senhora Deputada que consulte a segunda comunicação sobre política industrial(1), adoptada a 20 de Abril de 2004.
(1) COM (2004) 274.